Últimas Notícias

Tocantins anuncia vacinação de gestantes e pessoas com comorbidades ou deficiências

Veja os critérios definidos pelo Ministério da Saúde para esse novo grupo.

O Tocantins recebeu novas doses de vacinas contra a covid-19 neste domingo (2) e dará início à imunização da população com comorbidades, gestantes, puérperas e deficientes permanentes. No total, o Estado recebeu 2.200 doses da CoronaVac e estão previstas 42 mil vacinas da AstraZeneca e 3.510 da Pfizer para terça-feira (4), totalizando 47.710 novas doses.

As doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz serão para vacinação da 1° dose (D1) de pessoas de 60 a 64 anos e para aplicação da 1° dose (D1) dos grupos de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.

Já as doses da vacina CoronaVac/Butantan estão direcionadas ao atendimento das 2° doses (D2) das pessoas de 60 a 64 anos e 1° e 2° dose para o  grupo de forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Critérios

Para vacinação da população com comorbidades, gestantes, puérperas e deficientes permanentes o Ministério da Saúde definiu os seguintes critérios, seguido da apresentação de laudo médico, prescrição ou receituários carimbados:

Na fase I, vacinar proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:

– Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade (18 a 59 anos);

– Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade (18 a 59 anos);

– Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade (18 a 59 anos);

– Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos.

– Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos;

Na fase II, vacinar proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.

– Pessoas com comorbidades;

– Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;

– Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.

Pfizer

O Ministério da Saúde recebeu as primeiras doses da vacina Pfizer, no total de 1.000.350, para o reforço e aceleração da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no país. O Tocantins receberá, neste momento 3.510 doses, inicialmente só para a capital, Palmas.

A oferta da vacina seguirá o fluxo adotado até o momento para as demais vacinas, priorizando o grupo já estabelecido no Programa Nacional de Vacinação. O transporte será realizado pelo Ministério da Saúde em embalagens específicas para garantir a temperatura negativa entre -25°C e -15°C. No Estado a vacina será armazenada em câmara fria específica, obedecendo aos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

AF Notícias.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.