O Governo do Tocantins decidiu não prorrogar o decreto e nem estabelecer novas medidas. Prefeitos receberam recomendação de aplicar ‘distanciamento social ampliado’.
Terminou às 18h deste sábado (23) o período de lockdown, ou bloqueio total, em 35 cidades do Tocantins. Nestes municípios, estava proibido o funcionamento de serviços não essenciais e os moradores só podiam sair de casa com justificativa.
O Governo do Tocantins, que tinha decretado a medida, decidiu não prorrogá-la e nem estabelecer novas regras.
A decisão do que acontece de agora em diante vai depender de cada prefeitura. Nos municípios em que ainda não foram estabelecidas novas medidas, voltam a valer os decretos anteriores ao lockdown.
O governo estadual recomendou que as cidades usem o ‘distanciamento social ampliado’, em que serviços não essenciais continuariam fechados. Em Colinas do Tocantins, entretanto, a prefeitura autorizou até a reabertura de academias e salões de beleza após o fim do bloqueio.
O Governo do Tocantins ainda não explicou qual foi a avaliação que levou a decisão de não prorrogar o lockdown. No dia em que ele entrou em vigor o estado tinha 1.279 casos de coronavírus e 27 mortes.
Uma semana depois, são 2.430 pessoas infectadas com a doença no estado e o número de mortes chegou a 51.
Ao longo da semana foram registrados episódios de desrespeito ao decreto em vigor. Em Araguaína, uma chácara que realizava festas foi interditada pela Polícia Civil e em Tocantinópolis seis moradores chegaram a ser detidos por descumprir as medidas.
Até uma carreata de comerciantes foi organizada para o período do lockdown. Ainda não foi divulgado um balanço do total de ocorrências relacionadas a desrespeito do decreto.
Veja quais cidades saíram do lockdown
- Aguiarnópolis;
- Ananás;
- Angico;
- Aragominas;
- Araguaína;
- Araguatins;
- Augustinópolis;
- Axixá do Tocantins;
- Buriti do Tocantins;
- Cachoeirinha;
- Cariri do Tocantins;
- Carrasco Bonito;
- Caseara;
- Colinas do Tocantins;
- Couto Magalhães;
- Darcinópolis;
- Esperantina;
- Guaraí;
- Itaguatins;
- Luzinópolis;
- Maurilândia do Tocantins;
- Nazaré;
- Nova Olinda;
- Palmeiras do Tocantins;
- Praia Norte;
- Riachinho;
- Sampaio;
- Santa Terezinha do Tocantins;
- São Bento do Tocantins;
- São Miguel do Tocantins;
- São Sebastião do Tocantins;
- Sítio Novo do Tocantins;
- Tocantinópolis;
- Wanderlândia;
- Xambioá.
G1 Tocantins.