Descubra benefícios que esse alimento pode trazer para sua saúde. De quebra, aprenda uma receita.
Nem todo alimento que é saboroso é necessariamente calórico. Muitas pessoas acham, por exemplo, que a tapioca engorda. Será que esse palpite é mito ou verdade? Confira a opinião da nutricionista Adriana Pittelkow e saiba se esse prato pode representar uns quilinhos a mais na balança.
Tapioca engorda: Mito ou verdade?
Mito. Segundo Adriana, um dos principais motivos pelos quais a tapioca ganhou popularidade recentemente é por ser um alimento livre de glúten. Além disso, a nutricionista explica que ela é uma opção de baixa caloria, sendo ainda absorvida mais lentamente que o pão.
“Ela se tornou a queridinha das de emagrecimento. A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e o aumento da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos”, completa.
Ainda em termos de emagrecimento, a tapioca é considerada uma fonte de energia, o que contribui para um melhor rendimento na prática de diárias. Ela também proporciona sensação de saciedade por muito mais tempo, deixando o metabolismo ativo, ajudando na redução de gordura e na queima de calorias.
Ingredientes calóricos do recheio comprometem a dieta.
Ingredientes calóricos do recheio comprometem a dieta.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável
Tapioca engorda se o recheio for calórico
Assim como tudo na vida, o consumo também exige moderação, pois 50 gramas da massa têm em torno de 70 calorias. A sugestão da nutricionista é optar por comer o alimento numa refeição principal, podendo ser café da manhã, almoço ou janta.
Outro cuidado necessário é com o recheio. “Recheá-la com ingredientes muito calóricos faz com que a tapioca engorde, sim”, adverte Adriana. Porém, se tomar cuidado com o conteúdo e comer na medida certa, você não terá problemas com as calorias.
Aliás, além da questão calórica, a tapioca possui outros benefícios. Por ter vitaminas de complexo B, vitamina K, sais mineiras, ferro, cálcio e fósforo, ela pode ajudar, entre outros fatores, para:
– Aumento da função imune
– Proteção contra doenças cardíacas
– Retardo do envelhecimento
– Alívio de doença cardiovascular
– Alívio da hipertensão
– Prevenção da osteoporose
– Redução do risco de diabetes tipo 2
– Alívio da tensão pré-menstrual (TPM)
– Redução do colesterol
– Proteção antioxidante.
Receita de tapioca natural light
Agora que você já conhece os benefícios e sabe que tapioca não engorda, que tal incorporar essa iguaria ao seu cardápio? Confira uma receita de tapioca natural criada pela nutricionista.
Ingredientes:
– Goma pronta e hidratada para tapioca
– ½ tomate cortado em cubos
– 1 colher de sopa de queijo cottage light
– Orégano a gosto
– Azeite a gosto
Modo de Preparo:
Com posse dos ingredientes, mãos à massa. Primeiro, peneire uma porção de tapioca hidratada em uma vasilha. Em seguida, aqueça uma frigideira antiaderente e, com uma colher, polvilhe a tapioca, preenchendo toda a superfície da panela com a goma.
Na sequência, passe a colher sobre a tapioca para que um lado não fique maior que o outro, tornando-a plana e uniforme. Então, deixe aquecer na frigideira por cerca de cinco minutos e, depois, basta acrescentar o recheio e enrolá-la. Para finalizar, coloque com um fio de azeite sobre o recheio. Pronto! Agora, é só se deliciar!
http://www.terra.com.br/