Últimas Notícias

Suspeitos fugiram após saída temporária no TO

Leonid El Kadri e Valdir Pereira da Rocha cumpriam pena por homicídio e roubo no Presídio Barra da Grota

Leonid El Kadri de Melo (Abu Khalled) e Valdir Pereira da Rocha (Mahmoud) acusados de serem simpáticos a atos de terrorismo já estiveram presos em cadeias tocantinenses entre os anos de 2003 e 2008, cumprindo penas por homicídio qualificado, roubo e associação criminosa. Os crimes foram cometidos na cidade de Peixe, região Sul. No total, a operação Hashtag da Polícia Federal prendeu dez pessoas. El Kadri está foragido e Rocha se entregou ontem em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT).

Os dois homens deixaram o Estado após serem beneficiados com a saída temporária no em maio de 2008 e não voltarem para o Presídio Barra da Grota, em Araguaína.

Conforme a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), à época, após a fuga, eles se apresentaram à polícia em Vila Bela da Santíssima Trindade. Já no Mato Grosso, em agosto de 2009, pediram para que suas penas fossem cumpridas naquele estado e que não fossem recambiados de volta para o Tocantins.

A fuga dos dois condenados do Tocantins aconteceu três meses após a defesa de El Kadri tentar por duas vezes a soltura através de um pedido de habeas corpus, que foi negado pela Justiça. Os dois chegaram a cumprir pena em regimes fechado e semiaberto.

Penas

El Kadri foi condenado a 18 anos e oito meses de prisão por homicídio e roubo qualificados. Segundo a Seciju, El Kadri teve uma pena de 12 anos de reclusão por homicídio qualificado, e cinco anos e oito meses de reclusão por roubo e mais um ano por associação criminosa em regime fechado.

Já Rocha teve a condenação de 21 anos e oito meses de reclusão, sendo 14 anos de reclusão por homicídio, seis anos e oito meses por roubo e um ano por associação criminosa em regime fechado.

Ambos deram entrada no sistema prisional do Tocantins em 2003, quando ficaram presos na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP). Posteriormente, foram recambiados para o Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, sendo El Kadri em 2005 e Rocha em 2014. Por fim, transferidos para o Barra da Grota em 2006, onde ficaram até a saída temporária. O Jornal do Tocantins tentou mais detalhes a respeito dos crimes cometidos no Tocantins, mas foi informado pelo Tribunal de Justiça que os processos relacionados aos dois homens foram encaminhados para a Comarca de Vila Bela da Santíssima Trindade.

El Kadri é mecânico de máquinas agrícolas, cursa engenharia mecânica e é divorciado. Ele é natural de Campo Grande (MS). No Tocantins, teria participado de um grupo escoteiro entre 1989 e 2000.

À Folha de São Paulo, a irmã de El Kadri Zeina El Kadre de Melo disse não acreditar que o irmão esteja envolvido com terrorismo. Zeina diz que o irmão não é foragido porque não teve conhecimento de mandado de prisão, apenas de busca e apreensão à residência em Vila Bela.

Histórico

Leonid El Kadri de Melo

Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP Palmas)

Entrada: 09/05/2003

Saída: 03/06/2005

Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (Cariri)

Entrada: 03/06/2005

Saída: 13/02/2006

Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota – (UTPBG)

Entrada: 13/02/2006

Saída: 18/03/2008

Valdir Pereira Rocha

Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP Palmas)

Entrada: 09/05/2003

Saída: 18/10/2004

Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (Cariri)

Entrada: 18/10/2004

Saída: 13/02/2006

Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota – (UTPBG)

Entrada: 13/02/2006

Saída: 18/03/2008

Fonte:jornal do tocantins

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.