Servidores dos demais estados também podem participar.
Com o objetivo de fortalecer o conjunto de atividades que norteiam as práticas da Gestão Escolar e/ou Educacional, integrando e reconhecendo os líderes num momento formativo com foco nas práticas educacionais, no regime de colaboração e no papel do líder, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realiza nesta terça-feira, 15, a partir das 9h, o II Seminário de Líderes Educacionais do Tocantins.
Em virtude da necessidade da adoção de medidas que garantam o distanciamento social como ação preventiva e de enfrentamento da Covid-19, o seminário acontecerá por meio da plataforma da TV Seduc Tocantins, no YouTube, e contará com a participação de palestrantes estaduais e nacionais.
O II Seminário de Líderes Educacionais do Tocantins é voltado aos profissionais da Seduc, das Diretorias Regionais de Educação (DREs), das escolas estaduais, municipais e particulares, além de secretarias municipais de educação. Servidores dos demais estados também podem participar.
A realização do seminário conta com o apoio de importantes parceiros: União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura; Secretaria de Estado da Comunicação; Câmara Técnica de Educação do Fórum de Governadores da Amazônia Legal; Instituto Sonho Grande; Instituto Natura e editora Moderna.
Palestras
A primeira palestra do seminário trará o tema: ‘O Papel do diretor no engajamento da equipe escolar’ e será ministrada pelo secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Vítor Ângelo, que abordará a importância e o processo de engajamento da equipe e sua contribuição para uma gestão eficiente.
Ainda no dia 15, pela manhã, ocorrerá a palestra ‘A liderança pedagógica e suas influências na gestão educacional’, ministrada pelo doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisador na área de formação de professores, avaliação, currículo e gestão escolar, Casemiro de Medeiros Campos.
Já no período da tarde, a partir das 14h, ocorrerá a palestra ‘Gestores esclarecidos e líderes motivados: humanizar e esticar os horizontes’, ministrada pelo professor titular na área de Filosofia e Educação da FE/Unicamp, que irá apresentar as premissas de humanização e de acolhimento à função social da Educação e da mediação dos gestores na organização da Escola que acolhe e realiza o direito de ser e de aprender.
A programação será finalizada com uma roda de conversa com os três diretores vencedores da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020: Simone Resplandes Borges, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro (Tocantinópolis); Renato Yahe Krahô, da Escola indígena 19 de Abril (Goiatins); e Tânia Pereira Gomes, da Escola Estadual Santa Gertrudes – Povoado Agrovila Falcão, zona Rural de Araguatins.
Portal do Amaral.