Ocorrência foi registrada na Arse 22 (antiga 306 sul) em Palmas. De acordo com a Energisa, até julho desse ano, 250 foram danificados em acidentes de trânsito no Tocantins.
Seis postes foram derrubados em uma batida de carro na manhã deste domingo (12). O acidente aconteceu às 6h39, na Arse 22 (antiga 306 sul), em Palmas. Alguns moradores da quadra estão sem energia. O Corpo de Bombeiros informou que o motorista recusou atendimento.
Segundo a concessionária de energia elétrica, Energisa, ao todo, 2.958 clientes foram impactados. Desses, 22 continuam sem energia. O fornecimento deve ser restabelecido até o final da obra de correção que a distribuidora está realizando no local.
De acordo com a Energisa, até julho desse ano, 250 postes foram danificados em acidentes de trânsito no Tocantins.
Conforme a Energisa, o desligamento dos clientes ocorreu de forma automática, sendo realizado pelo sistema de proteção da rede, para garantir a segurança de quem estava no veículo e da comunidade do entorno.
Outros acidentes
No dia 8 de junho, um caminhão e um carro de passeio se envolveram em um acidente na avenida Juscelino Kubitschek, perto de um shopping de Palmas. Testemunhas relataram que ao passar por uma rotatória, o caminhão imprensou o carro, que bateu em um poste. O veículo ficou completamente destruído.
Imagens feitas pela TV Anhanguera mostraram o momento em que a estudante de medicina Laís Gontijo, de 24 anos, foi resgatada. Ela ficou presa às ferragens após bater o carro em um poste, na avenida Juscelino Kubitschek, perto de um shopping de Palmas.
Em abril, um casal ficou ferido após um carro bater de frente com um poste em Palmas. O acidente aconteceu na Avenida JK, saída para Paraíso do Tocantins. A mulher ficou presa às ferragens e o carro teve a frente destruída.
Prejuízo
A Energisa informou que o custo médio de substituição de postes é de R$ 3 mil e deve ser pago pelo condutor responsável pela batida. Quando um transformador é afetado no acidente envolvendo poste, esse custo pode ultrapassar os R$ 10 mil.
“O custo de substituição não se resume somente aos postes derrubados, pois depois de trocar o poste é necessário que seja feita uma inspeção no trecho afetado com o intuito de verificar a existência de alguma anomalia na rede consequente da colisão. Caso existam mais estruturas condenadas pela colisão, o custo pode se elevar bastante”, disse a concessionária.
Recomendação
A Energisa orienta que, caso tenha cabo rompido por causa da batida, a vítima deve permanecer dentro do veículo e pedir ajuda, acionando o Corpo de Bombeiros e a Energisa pelo 0800 721 3330.
Para quem presencia o acidente, a orientação é a mesma: entrar em contato com a distribuidora e jamais se aproximar dos cabos de energia. Chegando ao local, a Energisa irá isolar a área de risco e adotar as medidas de segurança necessárias.
G1 Tocantins.