Feira acontece entre os dias 14 e 18 de maio em Palmas
Reforçando o princípio da transversalidade entre pastas como orientado pelo governador Wanderlei Barbosa, nos dias 14 e 18 de maio, a Secretaria da Cultura (Secult) participa da programação da Agrotins 2024, evento coordenado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), e reconhecido como o maior no segmento em toda a região Norte do país, reunindo diversos expositores e atraindo um público de diferentes pontos do país.
Com um estande temático e integrando o Pavilhão do Desenvolvimento da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), a Secult levará ao público da feira uma amostra da cultura tocantinense, através de linguagens artísticas como a música, o artesanato e a fotografia.
Programação
Como parte da programação da Secult na Agrotins 2024, uma equipe de servidores da secretaria realizará o cadastramento de artesãos para emissão da Carteira Nacional do Artesão, documento essencial para participação desses profissionais em feiras nacionais, como Fenearte, Fenacce e Salão do Artesanato, e demais eventos promovidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) como oficinas, cursos, entre outras oportunidades.
As emissões colaboram para a regularização e para o desenvolvimento da atividade manual, além de permitirem que novos profissionais sejam descobertos.
Além do cadastramento, visitantes poderão conferir uma exposição do artesanato tocantinense, que contará com peças produzidas em matérias-primas distintas, como o cristal, a palha e a fibra de buriti, a madeira, o capim-dourado, as sementes, entre outros materiais.
No dia 15, a programação também contará com uma apresentação musical do grupo Tambores do Tocantins, iniciativa que visa valorizar e contribuir na preservação da cultura musical do estado, trabalhando com a tradição, ao mesmo tempo em que a ela são incorporados aspectos da música contemporânea.
Para o secretário da Cultura, Tião Pinheiro, a presença da Secult na Agrotins é uma excelente oportunidade de divulgar e valorizar a produção artística do Tocantins e mais um apelo para visitação a essa feira já consagrada no calendário de eventos dessa natureza no País.
Por Ascom Secult/Governo do Tocantins