Encontro realizado em Brasília reúne gestores estaduais de diversos estados para discutir ações para incentivar a permanência dos estudantes na escola e a conclusão do ensino médio
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, participou nesta quarta-feira, 4, em Brasília, do Seminário Internacional de Combate à Evasão Escolar no Ensino Médio.
O evento é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Firjan Sesi) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
O objetivo do seminário é discutir e apresentar dados levantados pelas Nações Unidas, assim como experiências bem-sucedidas, nacionais e internacionais, de combate à evasão que podem ser adaptadas aos contextos locais.
Estão sendo debatidas cinco potenciais áreas de intervenção para mitigar a evasão escolar: Apoio às aprendizagens; Apoio à gestão escolar e valorização da formação docente; Ambientes de aprendizagem e Inovação curricular; Apoio ao aluno na transição para o ensino médio; Transição para o mundo do trabalho.
“As contribuições apresentadas no seminário serão de grande valia para melhorar ainda mais o trabalho preventivo e de busca ativa que já é desenvolvido no Tocantins. São experiências relevantes que propõem a refletir sobre estratégias a serem adotadas para garantir a permanência dos estudantes na escola até a conclusão do ensino médio”, enfatizou Fábio Vaz.
Núbia Daiana Mota/Crédito das fotos: Ascom Consed