A reunião que contou com diversos secretários estaduais teve como objetivo discutir políticas da educação
O Secretário de Estado da Educação do Tocantins, Fábio Vaz, participou nesta quarta-feira, 06, em Brasília (DF), de uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, e demais secretários estaduais para debater assuntos relacionados à educação do país.
O encontro teve como objetivo alinhar os programas e ações ofertadas em nível nacional de colaboração, como políticas de incentivo para os estudantes que permaneceram na escola, a exemplo do programa Pé de Meia.
No Tocantins, a Secretaria da Educação (Seduc) já lançou um programa que disponibiliza uma bolsa mensal e anual como forma de estímulo à presença escolar, o “Presente Profe”.
“Foi uma oportunidade para evidenciar as iniciativas que estamos implementando no Tocantins. Durante o encontro, destaquei o programa ‘Presente Profe’ e o ‘Profe Digital’, este último lançado recentemente e que visa equipar com notebooks os professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e diretores das escolas estaduais do nosso estado”, destacou Fábio Vaz.
Também foram discutidas na reunião políticas de alfabetização e Tempo Integral, além das mudanças no Novo Ensino Médio, sobre as quais os secretários tiveram a oportunidade de reforçar sua posição.
O projeto de lei sobre essas mudanças, de autoria do governo federal, está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Também participaram da reunião a secretária executiva do MEC, Izolda Cela, e o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo.
Seduc /Governo do Tocantins/Fotos: Luis Fortes/MEC