Encontro promovido pelo Ministério Público do Tocantins teve início nesta quinta-feira, 29, e prossegue até amanhã, 30, em Palmas
O Secretário de Estado da Educação do Tocantins, Fábio Vaz, participou nesta quinta-feira, 29, do VI Ciclo de debates com a temática “Rede de proteção efetiva para alcance de aprendizagem de alunos da Educação Básica”.
O evento, teve início nesta quinta-feira e prossegue até esta sexta-feira, 30, está sendo realizado no auditório do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas.
Promovido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije) e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), o encontro tem como objetivo fornecer conhecimentos e ferramentas necessárias para a definição e implementação de políticas públicas intersetoriais voltadas para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
O evento busca aprimorar as habilidades e conhecimentos dos membros do Ministério Público, gestores de instituições envolvidas na rede de proteção de crianças e adolescentes, além das equipes multiprofissionais das escolas do Tocantins.
O intuito é fornecer qualificação e capacitação necessárias para lidar de forma efetiva com questões relacionadas à proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
Fábio Vaz ressaltou a importância da colaboração entre o Estado e os municípios para estabelecer uma rede de proteção efetiva, capaz de garantir uma aprendizagem de qualidade.
Ele também mencionou o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), como uma iniciativa que fortalece a rede de proteção, por meio das ações voltadas para os municípios, como o Prêmio Escola que Transforma e investimentos estruturais.
O titular da Seduc também destacou a educação em tempo integral como uma maneira de garantir um ensino de qualidade e uma rede de proteção aos estudantes.
“A proposta do Estado do Tocantins é de uma educação em tempo integral, pois acreditamos que o futuro reside nesse modelo, o que, por sua vez, fortalece a rede de proteção, considerando o tempo de permanência dos estudantes nos espaços escolares”.
Durante o encontro, que contou com a presença de prefeitos e gestores municipais de educação, Fábio Vaz destacou a importância das equipes multiprofissionais na rede estadual.
Ele ressaltou que a rede estadual do Tocantins já possui assistentes sociais, psicólogos e orientadores educacionais dedicados a garantir o bem-estar dos estudantes.
“O Estado do Tocantins se destaca em âmbito nacional por possuir o maior número de profissionais dessas áreas atuando na rede estadual de ensino. Atualmente são 230 psicólogos, 260 assistentes sociais e 612 orientadores educacionais, o objetivo é contratar um profissional para cada unidade escolar”, frisou o secretário.
Fábio Almeida/Fotos – Marcio Vieira/Governo do Tocantins