Durante a visita também foram conhecidas as ferramentas criadas pela Senasp para o fortalecimento da segurança pública municipal.
Apoio para a implantação do Centro de Comando e Controle, capacitações e temas ligados a operações integradas em âmbito nacional foram as principais pautas tratadas pelo secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, no Ministério da Justiça, nesta quinta-feira, 22, em Brasília (DF).
A agenda na Capital Federal também contou com visita à Secretaria de Representação do Tocantins. “É a oportunidade de apresentar nossas demandas e estreitar nosso relacionamento com órgãos federais com vistas a fortalecer ainda mais a segurança pública do Tocantins”, destacou o secretário.
O secretário Wlademir Costa esteve acompanhado da superintendente de Segurança Integrada Fátima Holanda, do superintendente de Inteligência e Estratégia Emerson Moura e do diretor de Polícia Comunitária do Tocantins, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa.
CidadeSusp
Com objetivo de conhecer o atual Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública, o diretor de Polícia Comunitária tenente-coronel Carlos Magno, realizou visita técnica na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em especial na Coordenação-Geral de Políticas de Prevenção à Violência e à Criminalidade.
Na ocasião, foram conhecidas as ferramentas criadas pela Senasp para o fortalecimento da segurança pública municipal, como o sítio online do CidadeSusp, cujo monitoramento de 111 indicadores nacionais oferecem diagnósticos de segurança pública visando facilitar a construção dos Planos Municipais de Segurança Pública.
O Tocantins possui a cidade de Araguaína na lista dos 120 municípios prioritários.
O programa, com nome de CidadeSusp, é uma iniciativa da Senasp que tem como principal objetivo instituir ambientes sociais mais seguros e cidades menos propensas à incidência de criminalidade, violência e riscos coletivos mediante a articulação de ações orientadas à efetivação dos municípios enquanto gestores estratégicos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Por ser o tema Polícia Comunitária uma pauta transversal que engloba diversos segmentos da administração pública, a apresentação do CidadeSusp é importante para que a Diretoria de Polícia Comunitária do Tocantins consiga fazer, independente dos 120 municípios prioritários, trabalhos de mapeamento diagnóstico local e, assim, a priorização de ações de prevenção.
Participaram da reunião o major da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) Gleidison Carvalho e o 2º sargento da PM-TO Igor Santos, servidores cedidos para atuar junto à Senasp neste projeto e em outras pautas de interesse da segurança pública.
(Com informações da Coordenação-Geral de Políticas de Prevenção à Violência e à Criminalidade)