Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de falar sobre a escola, o ensino e a aprendizagem.
Conhecer o que os estudantes pensam sobre a escola depois de quase dois anos, com as aulas sendo ministradas de forma remota, por causa da pandemia da Covid 19, foi um dos objetivos da visita pedagógica realizada pelo secretário da Educação, Fábio Pereira Vaz, e pela diretora regional de Educação de Palmas (DRE), Maristelia Alves, ao Centro de Ensino Médio de Taquaralto.
A visita foi realizada na manhã desta quarta-feira, 23. A escola conta atualmente com 1.631 estudantes, matriculados no ensino médio.
É uma unidade escolar ampla, composta de 16 salas de aulas, laboratórios de Ciências, de Informática, rádio escolar, biblioteca e ampla área administrativa.
Após conhecer a estrutura física da escola e conversar com alguns servidores, o secretário reuniu com um grupo de alunos, representantes de cada turma, para ouvi-los sobre o que eles pensam da escola e darem sugestões para melhorar as práticas de ensino e de aprendizagens.
“Estamos enfatizando a importância das aulas práticas, dos professores utilizarem mais os laboratórios e os diversos materiais pedagógicos disponíveis na escola. Queremos que o aluno desperte um maior interesse pelo conhecimento. É nosso desejo, conhecer melhor as nossas escolas, principalmente, agora, com o retorno das aulas presenciais”, explicou o secretário Fábio Vaz.
O diretor da escola, Adolfo Bezerra de Menezes, ressaltou o valor dessa integração entre a Seduc e a instituição de ensino.
“Essa visita teve um grande significado para a escola, porque poderemos apresentar o nosso trabalho e o secretário conhecer melhor a estrutura física e pedagógica desta unidade escolar”, frisou Adolfo.
A diretora regional de Palmas, Maristélia Alves, também falou da importância das visitas pedagógicas nas escolas.
“Essa iniciativa aproxima a escola da DRE e da Seduc. Com isso, o trabalho fica mais leve por estamos atuando com o mesmo foco e padrão de ação e isso contribui para a melhora da escola”, lembrou Maristélia.
Em 2022, as escolas que ofertam o ensino médio adotaram o programa nacional denominado Novo Ensino Médio, que contempla mudanças na carga horária, nos materiais pedagógicos, nos livros didáticos e nas interações dos conteúdos.
“Esse novo ensino médio promove o protagonismo do estudante, com um olhar para a individualidade do aluno e suas habilidades, ajudando a elaborarem seus projetos de vida e a terem mais clareza para fazer as escolhas durante a vida”, afirmou o secretário Fábio Vaz.
A estudante Aline de Barros, 15 anos, disse que está muito animada para estudar. “Gosto dessa escola, tem bons professores. Eu estou com vontade de aprender e de me preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, contou Aline.
O aluno Miguel Francisco, 15 anos, ressaltou que estava com saudades da escola. “Aprendemos mais com as aulas presenciais.
Nas aulas de forma remota, nem sempre temos internet para poder assistir, por isso, estamos mais confiantes”, ressaltou Miguel.
Sala de recursos
Durante a visita, o secretário conheceu as instalações da Sala de Recursos Multifuncionais, que está sendo instalada na escola.
A sala conta com materiais específicos para atender os estudantes nas mais variadas necessidades, e já possui um vasto material pedagógico como bola com guizo, lupa eletrônica, óculos inteligentes, globo tátil, fones de ouvido especiais para alunos autistas, teclado em braile e algumas tecnologias para ampliar a aprendizagem.
Josélia de Lima/Fotos: Mari Rios/Governo do Tocantins