Encontro teve início no domingo (7), até essa última terça-feira, para debater políticas públicas
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, participou do encontro: Professores em Pauta: 1º Encontro de Secretários Estaduais de Educação, que foi realizado desde domingo, 7, até essa última terça-feira, 9, em São Paulo (SP), pelo Instituto Península.
A agenda foi para debater sobre a construção e avanço de políticas públicas para a Educação brasileira, visando, principalmente, melhorias das condições de trabalho dos professores das redes municipais e estaduais de ensino.
Entre os temas propostos para diálogo estão os enfoques na valorização da carreira nas políticas docentes; qualidade da Educação; políticas educacionais, formação dos professores, contribuições para um reflexo positivo em sala de aula, entre outros.
Para o secretário da Educação, Fábio Vaz, o evento foi uma oportunidade ímpar de compartilhamento de experiências e construção de avanços para o exercício da docência no Tocantins.
“Pensar no profissional que vive o ‘chão da sala de aula’ é confrontar a realidade vivenciada com as possibilidades que o setor público é capaz de avançar. Mais do que a valorização profissional, que já estamos realizando, é fundamental oportunizar possibilidades de desenvolvimento profissional” enfatiza.
Os gestores participaram de painéis com palestras ministradas por importantes especialistas, como Ben Ross Schneider, professor internacional de Ciências Políticas e diretor do Programa MIT Chile do Massachusetts Institute of Technology.
A agenda incluiu também a participação de Ana Maria Diniz, fundadora e conselheira do Instituto Península; Abílio Diniz, conselheiro do Instituto Península; Claudia Costin, Presidente do Instituto Singularidades, Fundadora e Diretora do FGV CEIPE e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard; Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas e Bárbara Born, Doutora em Educação pela Universidade de Stanford e Diretora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Instituto Singularidades.
O Instituto Península é uma organização do Terceiro Setor, que busca o desenvolvimento da Educação em todas as suas vertentes e coloca o professor como principal agente das transformações sociais.
Dicom Seduc/Governo do Tocantins (Com informações do Instituto Península)