O projeto teve como objetivo promover a saúde bucal nas crianças da rede de ensino municipal de Palmeirópolis, com idade entre 3 e 12 anos.
Teve início, nesta terça-feira (11), o projeto “Sorrisos do Amanhã”, realizado pela Prefeitura de Palmeirópolis através de parceria entre as secretarias de Educação e Saúde.
Através de ações de caráter educativo, preventivo e curativo com ênfase em cuidados odontológicos.
Para realização do projeto, incluiu a participação de toda equipe de saúde bucal e foram executadas palestras educativas utilizando linguagem de fácil compreensão, para que a construção do conhecimento direcionado para prevenção e educação em saúde bucal acontecesse de forma simples e espontânea, para que todos se conscientizassem da importância da adoção de hábitos saudáveis.
Foi realizado também, escovações supervisionadas com ensinamento de técnicas adequadas e eficiente dos dentes, ensinando o uso do fio dental, e fazendo a aplicação do flúor.
Tais ações tiveram dinâmicas para promover a saúde bucal fazendo com que as crianças aprendessem brincando.
“A prevenção é a melhor maneira de se promover saúde, proporcionando qualidade de vida e bem-estar social. Sabe se que apesar do acesso e dos programas de prevenção e tratamento em saúde bucal, o índice de caries infelizmente ainda continua sendo nosso grande vilão”, ressaltou Mara Layane Alves Benvindo, coordenadora da Atenção Básica de Saúde.
De acordo com a palestra ministrada na escola, Dra. Marília Fernandes Sousa-Cirurgiã Dentista, disse que o resultado da falta de higiene bucal inadequada e consumo excessivo de açucares são os principais responsáveis pelos diversos problemas bucais que vem afetando o sorriso da população.
“Diante disso, sentimos a necessidade de promover um projeto de educação preventiva em saúde bucal, nas escolas, por meio de um trabalho coletivo e participativo com toda comunidade escolar, pois a colégio é um ambiente educacional e social, ideal para promover melhorias na qualidade de vida”. Disse Marília.
“Intuito desse projeto é informar, ensinar de maneira espontânea e divertida esses alunos a ter cuidados necessários e fundamentais para uma boa saúde bucal, visando promover ações adequadas que resultem em melhorias na minimização dos problemas em saúde bucal”, explicou Neuza.
A primeira escola a receber o Projeto foi Elda Silva Barros, depois o CEMEI, em seguida escola Bom Tempo, todos com apoio dos coordenadores.
Da redação