Talk show teve como tema central empreendedorismo feminino
A secretaria de estado da mulher participou na tarde desta terça-feira, 19, do I Encontro de Liderança Feminina realizado pelo Sebrae, no Espaço Via Filadélfia, em Araguaína.
O encontro reuniu secretárias de desenvolvimento e de assistência social dos municípios tocantinenses.
A iniciativa visa levar ao conhecimento dos municípios formas de incentivar o desenvolvimento do empreendedorismo feminino e a captação de recursos para execução de projetos.
Durante o evento foi realizado um talk show que contou com a participação da diretora de políticas públicas para mulheres e relações sociais da Secretaria Estadual da Mulher, Terezinha Aquino; da gerente regional do Sebrae Araguaína Maykellen Marianne; da presidente do Conselho Estadual da Mulher Empreendedora e da Cultura da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Antônia Lopes.
A conversa foi mediada pela gestora estadual do programa Sebrae Plural, Luciana Retes.
A diretora de políticas públicas para mulheres e relações sociais da Secretaria da Mulher, Terezinha Aquino, apresentou as ações realizadas pela secretaria e a importância de realizar parcerias para a concretização destas ações.
“A palavra chave é parceria e nós tivemos a alegria de firmar a nossa primeira com o Sebrae com a inclusão do Força Mulheres dentro do Programa Todas Fortes da Secmulher, no qual oportunizou o acesso delas em diversos cursos com foco em melhorar a renda destas”, destacou.
O Sebrae atua como um parceiro, com profissionais capacitados, para desenvolvimento de projetos, consultorias e treinamentos, e apoia as iniciativas empreendedoras. A gerente regional do Sebrae Araguaína, Maykellen Marianne apresentou para as participantes o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.
“Podem participar do concurso as prefeituras que tenham implementado iniciativas exitosas, com resultados alcançados até 30 de novembro de 2023. Incentivem os seus prefeitos e prefeitas a participarem. Precisamos nos reunir mais, estarmos juntas para desenvolver projetos para nós mulheres, andamos lado a lado aos homens e não para concorrer com eles”, frisou.
A presidente do Conselho Estadual da Mulher Empreendedora e da Cultura da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Antônia Lopes, deixou o recado para as participantes do encontro.
“Deem oportunidades para as mulheres desenvolverem, para começarem seus negócios, para gerarem empregos. Existem muitos órgãos de olho em nós. Não deixe nenhuma oportunidade passar. Agarre e transforme”, destacou.
A empreendedora Isabela Veloso, beneficiada pelo Projeto Força Mulher do Sebrae contou um pouco da sua experiência e como o projeto contribuiu com a sua vida.
“Participar do projeto força mulher melhorou minha vida de forma inexplicável. Minha renda teve uma melhora de 90%. Foi um grande avanço”, frisou.
A gerente regional do Programa Sebrae Plural e mediadora do talk show, Luciana Retes, explicou que o apoio de ideias inovadoras contribuem para o desenvolvimento da sociedade.
“O Sebrae tem a missão de apoiar os negócios nesse mundo plural, nesse mundo diverso existem muitas ideias novas, de mulheres cada vez mais empoderadas, mais desenvolvidas. O Sebrae apoiando essas mulheres ele começa abrir portas para ideias muito inovadoras, para realizações conforme expectativas dessas mulheres. Tudo que é novo, tudo que é diverso traz competitividade. O Sebrae acredita que apoiar as mulheres vai apoiar os negócios, com a criação de uma concorrência super leal, porque a competência das mulheres complementa a dos homens . Cada um com sua expertise, cada um com sua experiência contribuindo para termos um mundo melhor”, enfatizou.
Carla Adriana/Governo do Tocantins