Devido ao atraso, ISAC não pagou servidores das UTIs Covid.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) enviou nota ao portal site informando sobre os repasses para o Instituto de Saúde e Cidadania (ISAC), que é responsável pela gestão das Unidades de Terapia Intensiva de Atendimento à Covid (UTI Covid) no estado.
Centenas de profissionais da saúde que trabalham nessas UTIs Covid do Governo do Tocantins ainda não receberam o salário referente ao mês de julho, conforme matéria publicada nesta segunda-feira (16/8).
As UTIs estão sob gestão terceirizada do ISAC, que recebe do governo e, em seguida, efetua o pagamento dos servidores e fornecedores. Assim, quando o governo atrasa o repasse, os salários dos profissionais também atrasam. E isso tem ocorrido com frequência.
De acordo com a nota da Secretaria, o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) segue mantendo os serviços, sem prejuízo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Sobre os repasses financeiros à Organização Social mencionada, a SES enfatiza que já efetuou este mês, o pagamento de R$ 2,5 milhões (01/08), e encaminhou na segunda-feira (16), à Secretaria de Estado da Fazenda ordem de pagamento no valor de R$ 3,4 milhões, ainda aguardando liquidação por parte daquela Pasta”, declara na nota.
O secretário da Fazenda é Sandro Henrique Armando. Ele que é o responsável pela liberação dos pagamentos. Já o secretário da Saúde é o médico Edgar Tollini.
Contudo, a reportagem apurou que o pagamento ainda não caiu na conta do ISAC até o início da manhã desta quarta-feira (18). Assim, os profissionais da saúde seguem com os salários atrasados.
Unidades
São mais de 90 leitos distribuídos no Hospital Estadual de Combate à Covid-19 (10 leitos em Palmas), Hospital Geral de Palmas (30 leitos), Hospital Regional de Gurupi (36) e no Hospital Regional de Araguaína (17 leitos).
AF Notícias.