Últimas Notícias

Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

Os testes são gratuitos e podem ser realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Nesta quarta-feira, 1° de dezembro, quando se comemora o “Dia Mundial da Luta Contra a Aids”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça a importância da Testagem Rápida do HIV, como também, do uso dos preservativos para a prevenção do HIV/Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Em 2021, até o momento, foram diagnosticados 258 casos de pessoas portadoras do vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana) e 73 casos de AIDS (doença infectocontagiosa já desenvolvida pelo organismo humano), para a qual ainda não existe cura.  O objetivo é promover uma campanha para atingir a maior parte da população por meio das mídias impressas e eletrônicas.

Além da prevenção à Aids, a campanha também aproveita para divulgar a acessibilidade aos testes rápidos mais próximos do usuário da rede pública de saúde, na qual o Estado vem promovendo a formação de novos profissionais habilitados nos municípios para realização da técnica que permite, tanto o diagnóstico do HIV, quanto a avaliação para sífilis e hepatites virais B e C, nas Unidades Básicas de Saúde.

Os testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da maioria dos municípios do Estado e nos Serviços de Assistência Especializada – SAE (Araguaína, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi), Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA (Araguaína e Palmas).

As ações da campanha estão pautadas no incentivo aos municípios a ofertarem testes-rápidos à população, distribuição de preservativos, palestras educativas, além do incentivo à iluminação de prédios públicos, conforme a Lei nº 13.504 de 07 de novembro de 2017, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“Muitos são os esforços empregados pela Secretaria a fim de ampliar a oferta de exames para o diagnóstico precoce da infecção pelo HIV, bem como tratamento em tempo oportuno aos pacientes diagnosticados com HIV/Aids”, avalia a assessora técnica da Área IST/AIDS e Hepatites Virais, Márcia Cristina Alves Brito.

Diagnóstico

O momento do diagnóstico da infecção está diretamente relacionado com o sucesso do tratamento, e consequentemente, com a qualidade de vida da Pessoa Vivendo com o HIV/Aids – PVHIV. Entretanto, a participação dos municípios é fundamental nesse processo, principalmente no que diz respeito à garantia da qualificação dos profissionais, bem como a oferta de uma estrutura mínima para realização dos procedimentos, conforme preconizado. A garantia da realização do diagnóstico pela equipe de saúde da família contribui para gerar vínculo entre paciente e serviço/equipe, permite uma assistência mais efetiva no que se refere a transporte, cuidados básicos, e encaminhamentos a médicos aos serviços de referência que garantirão o melhor acompanhamento, no caso de pacientes que tenham diagnóstico de  HIV.

Secretária de saúde.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.