Atividades ao ar livre contribuem para a desinstitucionalização dos moradores de residências terapêuticas.
Uma atividade ao ar livre, lúdica, divertida e inclusiva, foi o que tiveram os pacientes de saúde mental de Palmeirópolis nesta segunda-feira (23), ao participarem de um piquenique em comemoração ao Setembro Amarelo.
A ação ocorreu no Polo Esportivo da cidade e contou com a participação da equipe do PSF1 Helena Borges, na direção da enfermeira Jucilene Duarte Marinho (Jô) e a Psicóloga Bruna Gomes, responsáveis pela ação, e as colaboradoras, Ab-laine Guedes, Juliana Correia do Nasf, e Raimunda Silva técnica de enfermagem.
Os pacientes puderam ter um momento diferente, um momento dinâmico, em seu tratamento, e acima de tudo sem se expor.
Os olhares atentos à paisagem e a emoção de estarem vivenciando aquela atividade ao ar livre contagiavam quem passava. Vivendo em residências terapêuticas, os pacientes da rede pública de Saúde Mental participaram dessas atividades externas periodicamente para auxiliar o processo de desinstitucionalização.
A atuação do Programa de Saúde Mental vai além de tratamento medicamentoso, e inclui, por exemplo, atividades sociais, como passeios, festividades culturais e oficinas.
Da redação