Reunião debateu as ações de vacinação e trabalho da campanha de multivacinação do Tocantins
Com o foco na melhoria dos índices de vacinação dos 139 municípios tocantinenses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu na terça-feira, 05, uma reunião de alinhamento sobre como serão trabalhadas as ações de microplanejamento de capacitação e trabalho durante as duas semanas da Campanha de Multivacinação no Estado.
O encontro foi realizado no formato online e contou com a presença de representantes da Pasta, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO) e secretários municipais de saúde.
A atividade tem como objetivo principal preparar os profissionais de saúde para atuarem em conjunto na atualização da caderneta de vacinação da população, impossibilitando assim, o retorno e agravamento de doenças anteriormente já erradicadas, como poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche, por exemplo.
A diretora de vigilância das doenças transmissíveis e não transmissíveis da SES-TO, Gisele Silva Carvalho Luz, comentou sobre a importância que essa ação possui para a saúde da população tocantinense.
“Falar de uma temática tão relevante quanto essa é de uma grande alegria, pois o microplanejamento é uma etapa crucial na organização das campanhas de vacinação, pois mostra uma ótica diferente para alcançarmos as nossas metas. E já agradeço a cada município pela adesão a esse trabalho, a essa reunião tão importante! Vamos todos juntos”!
“As baixas coberturas vacinais que temos visto no país começaram a ser registradas nos anos de 2015 e 2016, tendo se intensificado ainda mais durante a pandemia. O projeto do Ministério da Saúde é promover uma grande ação nacional para imunizar crianças e adolescentes na prevenção às doenças imunoprevenidas”…..
“Então é muito importante a participação de todos os representantes municipais nos treinamentos que serão realizados nos próximos dias em cidades chaves e depois no apoio a campanha estadual de multivacinação que acontece entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro”, comentou a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena.
“A gente tem percebido muitas crianças voltando doentes nas unidades de saúde com doenças que anteriormente eram erradicadas e que agora trazem o risco de retornarem. Não vamos deixar as nossas crianças e adolescentes doentes. Nós temos os imunobiológicos para prevenir esses males e precisamos do apoio de todos”, disse a enfermeira responsável pelo polo de imunização de Araguaína da SES-TO, Zilene Santa Brígida da Silva.
O superintendente de atenção primária e vigilância em saúde de Palmas, Silvio Marcos Oliveira Lira, comentou sobre a importância que reuniões como estas trazem neste momento para as melhorias dos índices de vacinação dos públicos.
“É muito bom participar dessa reunião, principalmente, porque o assunto é de extrema relevância e por isso, nos colocamos à disposição para apoiar e trabalhar em conjunto”.
Ações de Microplanejamento
As ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.
A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais.
Essas iniciativas contribuem para que as metas de vacinação sejam atingidas. Entre as estratégias que podem ser adotadas com a estratégia de microplanejamento pelos municípios, estão a realização do “Dia D” de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação em qualquer contato com serviço de saúde, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas.
Capacitações nos Municípios
As oficinas de microplanejamento serão realizadas entre os dias 14 e 26 de setembro e terão como cronograma:
– 14 e 15 de setembro: as ações irão acontecer nos municípios de Augustinópolis (Bico do Papagaio) e Colinas (Cerrado)
– 18 e 19 de setembro: destinado aos municípios da região Sudeste e será sediado no município de Dianópolis
– 21 e 21 de setembro: as ações serão realizadas nos municípios de Porto Nacional (Amor Perfeito) e Palmas (Capim Dourado)
– 26 e 27 de setembro: o trabalho irá acontecer simultaneamente nas cidades de Gurupi (Ilha do Bananal), Araguaína (Médio Norte) e Paraíso do Tocantins (Cantão).
Karoliny Santiago/Governo do Tocantins