Com as aulas em formato não presencial, os roteiros são uma forma de contemplar as necessidades educacionais dos estudantes
O ano letivo de 2021 começou na última segunda-feira, 3, em formato não presencial, na rede pública estadual do Tocantins.
As equipes escolares foram orientadas pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e pelas Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs) na elaboração dos roteiros de estudos, que são um dos instrumentos que as escolas e os professores têm para direcionar os estudos individuais dos estudantes em casa.
A estratégia é utilizada tendo em vista a suspensão das aulas presenciais, em virtude da pandemia. Os roteiros são entregues nas unidades de ensino para os pais ou responsáveis dos estudantes, seguindo os protocolos de biossegurança.
E para aqueles que residem na zona rural, a entrega é feita com o transporte escolar de cada município.
De acordo com a superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, o formato de aulas, orientado pelos roteiros, foi pensado para contemplar as necessidades educacionais de cada estudante, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Os professores planejam os conteúdos e a estrutura dos roteiros de maneira que os estudantes possam estudar em casa. As estratégias utilizadas nos roteiros buscam envolver a pesquisa, projetos, procedimentos conceituais, procedimentais e atitudinais visando ao desenvolvimento das habilidades dos estudantes, com base na BNCC e no Documento Curricular do Tocantins, para garantir a aprendizagem”, frisou.
Desenvolvimento das atividades
Cada unidade escolar tem autonomia para implementar formas de conectividade e interação com os estudantes, como os grupos de whatsapp.
No Centro de Ensino Médio (CEM) Filomena Moreira de Paula, de Miracema, por exemplo, a equipe tem potencializado o trabalho a partir das vivências do ano anterior, quando também foi utilizada essa metodologia, conforme explica a coordenadora pedagógica Luciana Moreira Carneiro de França.
“Temos preparado os roteiros de estudos, que a princípio realizarão um diagnóstico das habilidades e competências que os estudantes adquiriram em 2020 para, assim, com foco na BNCC, trabalhar de forma a nivelar e ampliar a aquisição de habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento do estudante protagonista. Estamos trabalhando por meio de roteiros impressos e cronogramas de atendimentos virtuais aos estudantes para sanar dúvidas ou dificuldades, e utilizaremos os recursos tecnológicos que as famílias dispõem, sempre que possível”, detalhou.
A diretora da unidade de ensino, Gabriela Fernanda do Carmo, disse que a organização para a entrega dos roteiros foi elaborada de acordo com a realidade do município e de forma que todos estejam seguros.
“Nossos roteiros de estudos são entregues e recolhidos quinzenalmente. Definimos, junto com as famílias, os períodos de retirada e entrega das atividades para preservar a saúde de toda a comunidade escolar. Estamos seguindo todos os protocolos de segurança”, pontuou.
Após receberem o material, os estudantes devem pesquisar os temas, responder aos roteiros e então entregar na escola para que os professores possam analisar, corrigir e dar o feedback necessário para garantir a aprendizagem.
Guilherme Gandara/Foto – Juliana Carneiro/Governo do Tocantins