Informação foi divulgada em relatório do Ministério Público Estadual. Promotoria diz que a destruição é equivalente a toda a área da capital.
As queimadas que se repetem todos os anos durante os meses de seca destruíram uma área equivalente a 63 mil campos de futebol na zona rural de Palmas nos últimos três anos. A estimativa é de Ministério Público Estadual, que divulgou um relatório sobre o situação do estado com relação aos incêndios florestais.
Muitos lugares foram atingidos pelo fogo mais de uma vez no período, o que faz com que a devastação não seja tão percebida no cotidiano. A promotoria diz que todos os incêndios fossem colocados como uma única queimada, atingiriam uma área equivalente a todo o território da capital.
“Imagina toda uma área de palmas dentro do estado do Tocantins sendo queimada? O prejuízo que traz pra saúde das pessoas e ao meio ambiente é incalculável”, diz o promotor Pedro Geraldo Cunha.
No ranking de 2018 o Tocantins está em terceiro lugar na lista de estados com mais focos de incêndio, com mais de 3,6 mil registros. A liderança é do Mato Grosso, que registrou mais de 7 mil casos.
No relatório do MPE existe a indicação dos locais onde os casos são mais frequentes.
“O Inpe ele possibilita anualmente acompanhar esses focos de calor e as cicatriz de fogo a partir desses focos de calor. Também temos disponíveis em imagens de satélite todas as propriedades do município, então, o fato é que vamos monitorar a partir de agora onde ocorre o fogo, quem é o potencial responsável por esse fogo”, explica o procurador José Maria da Silva Júnior.
G1 Tocantins.