Últimas Notícias

Procon Tocantins destaca que lei federal que proíbe corte de água e energia, nos fins de semana e feriados, reforça direitos do consumidor

A Lei 14.015 de 2020 sancionada  pelo Governo Federal se aplica aos serviços públicos prestados pelas administrações diretas e indiretas da União, estados, Distrito Federal e municípios.  

 

Após sanção do Presidente Jair Bolsonaro,  a  Lei 14.015, de 2020) que proíbe a suspensão da prestação de serviços públicos, como água e energia elétrica, na sexta-feira, sábado, domingo, feriado ou no dia anterior a feriado, por inadimplência do usuário foi publicada no Diário Oficial da União, desta terça-feria, 16.  A medida é vista pelo Procon Tocantins como mais uma medida que chega para fortalecer os direitos do consumidor.

Outra diretriz importante para o consumidor, segundo o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, é sobre a taxa de religação. A medida determina que o consumidor seja comunicado previamente sobre o desligamento em virtude da falta de pagamento e o dia a partir do qual será realizada a interrupção do serviço. Caso o usuário não receba a notificação prévia, não será cobrada taxa de religação, e a concessionária responsável pelo fornecimento será multada.

Prorrogação

Devido a crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Agência de Energia Elétrica (Aneel) já havia prorrogada até o 31 de julho a proibição do corte de energia pela Agência de Energia Elétrica (Aneel). Desta forma, as concessionárias não podem interromper o fornecimento de energia por falta de pagamentos por consumidores.

No Tocantins, a Medida Provisória nº007 de março deste ano, assinada pelo governador Mauro Carlesse, suspendeu os cortes de água e energia elétrica por falta de pagamento no Tocantins, por 90 dias. A suspensão dos cortes foi aprovada também pela Aneel em março e, inicialmente, teria validade até junho.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, enfatiza que a Lei sancionada pelo Governo Federal vem fortalecer as demais medidas locais já estabelecidas  em torno da prestação dos serviços ao consumidor  destacando que o comunicado para o desligamento, discriminando o dia a partir do qual será realizada a interrupção do serviço, é um fator importante considerando que um índice elevado de consumidores  tem o serviço suspenso mas nem sequer receberam  os avisos prévios de suspensão.

“Esse desserviço das concessionárias  tem gerado muitos transtornos e registros de reclamações pois o fornecimento de água e energia são considerados serviços obrigatórios, essenciais, contínuos e não devem ser interrompidos”, reafirmou o gestor do Procon Tocantins.

Sobre o cumprimento das medidas locais, que proíbe o corte nos finais de semana e feriados, por parte das concessionárias, o  superintendente  do Procon Tocantins  enfatizou que  as concessionárias de energia se negavam a cumprir sob o argumento de que a regulação que o setor elétrico caberia à União. “E agora com a sanção da Lei 14.015/2020 pelo Presidente da República, a divergência está superada e cabe a concessionária de energia elétrica o cumprimento da Lei”, finalizou.

 A Lei a  Lei 14.015, de 2020 é originária do Projeto de Lei 669/2019, do senador Weverton (PDT-MA), modificado na Câmara dos Deputados. (Informações agência do Senado).

Procon TO.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.