Além de ser um grande problema ambiental, as queimadas ocasionam em uma série de prejuízos à saúde humana.
Com ações educativas, no intuito de alertar a população, acerca dessa época do ano de estiagem, altas temperaturas, ventos fortes e baixa umidade, no qual as queimadas se intensificam e alteram o cenário das cidades, ocasionando diversos danos e transtornos, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Meio Ambiente está promovendo a campanha Palmeirópolis ‘Sem Cinzas’.
O monóxido de carbono (CO), partículas de fuligem e elementos tóxicos liberadas durante as queimadas agrava algumas doenças respiratórias, como a asma, bronquite, sinusite, rinite e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
O contato recorrente com a fumaça pode nos causar alergias, pneumonia, insuficiência respiratória, problemas cardiovasculares e até câncer de pulmão.
Crianças, pessoas com doenças crônicas e idosos são os mais vulneráveis aos impactos da fumaça no organismo, pois possuem imunidade mais prejudicada e estão mais suscetíveis a complicações.
Porém, a fumaça das queimadas pode também afetar pessoas sadias, desencadeando doenças respiratórias ou processos alérgicos.
Desse modo, recomendamos a população alguns cuidados por esses dias, como evitar:
Fazer exercícios físicos e exposição solar entre 10h00m a 16h00m, redobre a atenção com a crianças e idosos, aumente a ingestão de líquidos, umidifique o nariz com soro fisiológico, use protetor solar e hidratante para pele.
Ressalta-se que queimar resíduos domésticos e resíduos verdes é considerado crime, de acordo com a Lei Federal n° 9.605/98.
Desse modo, pedimos a população que não uso o fogo para limpeza de lotes vagos, queimar folhagem, galhadas, lixo doméstico.
Portanto, faça a sua parte para proteger o meio ambiente e a nossa saúde, diga não as queimadas e sim a vida.
Com informações Jéssica Cangussú/Engenheira Ambiental