Número de casos ativos na cidade praticamente triplicou nos últimos 15 dias. Decreto tem restrições de circulação e proibição da abertura de estabelecimentos comerciais, escolas e igrejas.
A prefeitura de Pium decretou fechamento total do comércio por 10 dias, a partir da próxima segunda-feira (31). A informação sobre o lockdown foi divulgada no Diário Oficial do Município.
O prefeito Dr. Valdemir Barros, do PSDB, afirma que considerou “o crescimento expressivo dos números de infecções pelo novo coronavírus na cidade”.
Segundo o documento, a partir da próxima segunda-feira até o dia 9 de junho os estabelecimentos comerciais ficarão fechados e só os postos de combustíveis, farmácias, serviços hospitalares poderão funcionar normalmente.
Os supermercados podem atender clientes somente na modalidade delivery.
Entre as medidas para evitar aglomerações também está a suspenso o atendimento presencial ao público nos órgãos municipais da cidade.
A medida só não se aplica a unidades de saúde, conselhos tutelares, casas de acolhimento, Centros de Referência de Assistência Social (CRAs), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAs) e serviços essenciais, como os que atendem em regime de plantão social.
As igrejas também não podem abrir nesse período. Também fica proibido a circulação de pessoas nas ruas, parques, praças e qualquer área pública da cidade sem que haja um motivo justificado.
O decreto também afirma que será proibida a realização de acampamentos, visitas em cachoeiras e festas em propriedades urbanas e rurais com aglomeração de pessoas.
O consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos da cidade também ficará vedado.
As regras serão fiscalizadas por equipes da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária com apoio de outras pastas.
A Prefeitura afirmou que poderá solicitar apoio das forças de segurança do Governo do Estado.
O morador que descumprir as regras poderá ser multado em R$ 200. Para proprietário de estabelecimento privado o valor da multa ser de R$ 10 mil. Em caso de reincidência, o comerciante ainda poderá ter o alvará de funcionamento cassado.
Casos de Covid-19 em Pium
Os boletins epidemiológicos do estado e do município informam dados bem diferentes sobre a pandemia em Pium.
No portal Integra, do governo estadual, a informação é de que desde o começo da pandemia, a cidade acumula 267 casos confirmados e cinco mortos.
Já o último boletim municipal informa que 745 casos já forma confirmados e seis pessoas morreram.
Segundo a prefeitura, há 98 casos ativos atualmente. Há 15 dias, em 13 de maio, o total de casos ativos na cidade era de 37.
O município tem uma população estimada de apenas 7.743 pessoas. Segundo a prefeitura, já foram aplicadas na cidade 2.048 doses de vacinas até esta sexta-feira (28).
G1 Tocantins.