Últimas Notícias

Prefeitura de Palmeirópolis realiza trabalho na prevenção do mosquito Aedes Aegypti

Equipe da saúde juntamente com agentes de endemias realizam trabalhos intensivos com população de Palmeirópolis.

Neste período chuvoso a equipe da saúde de Palmeirópolis realiza trabalhos de prevenção ao mosquito da dengue. O início da chuva é o período favorável ao desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti, Zika, Chikungunya, entre outros.

Os profissionais da saúde e endemias, em parceria com a vigilância sanitária, desenvolveram um projeto de orientação e prevenção à toda população de Palmeirópolis.

A equipe esteve na rádio cidade FM, com intuito de melhor divulgar a ação.

Na oportunidade, os agentes falaram das atribuições dos serviços prestados, e também sobre as doenças tipo: Chikungunya, leishmaniose visceral, e todos os sinais de sintomas e meios de prevenção.

 

Durante essa última semana de novembro os agentes, e toda equipe de saúde estão trabalhando dentro dos PSFs, juntamente com as enfermeiras realizando atendimento com a comunidade.

Nessa quarta-feira 28, toda equipe esteve na feira do Produtor Rural de Palmeirópolis, orientando os feirantes, os barraqueiros, e entregando um formulário, no qual questiona sobre o que eles entendem do serviço dos agentes de endemias e dar sugestões.

Depois deste questionário será feito um levantamento e os profissionais da saúde voltarão a feira para esclarecer as dúvidas.

Nesta quinta-feira 30, pela manhã a equipe estará no PSF 1 (Helena Borges), dando palestra sobre dengue, chikungunya, zika vírus.

A enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica e Vigilância em Saúde do município de Palmeirópolis Mara Layane Alves Benvindo, relatou da importância desse trabalho para a comunidade.

“Temos um público alvo, principalmente as gestantes, no entanto neste período, o vírus da zika é o único vírus que consegue atravessar a barreira placentária da mulher que pode trazer mal formação ao bebê, causando uma microcefalia, portanto, nosso trabalho é alertar a população a esses meios de prevenção. Os agentes de endemias sozinhos não conseguem fazer o serviço. É necessário a participação da comunidade, se cada um fizer sua parte, cuidar do seu quintal, é possível reduzir os casos. E para ter um controle das doenças, será feito teste rápido e gratuito para diagnosticar melhor estas doenças” afirmou Mara Layane.

Da redação/Edilson Gonçalves

Fotos: Loyanne da Silva Postilho (colaboradora)

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.