O objetivo foi alertar os produtores rurais acerca dos riscos dos incêndios ao meio ambiente e para o homem.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Palmeirópolis em parceria com a Engie Brasil Energia, lançou nesta quarta-feira (13/07), a campanha de prevenção aos incêndios florestais.
A blitz educativa ocorreu na feira do produtor rural no centro de Palmeirópolis.
No local aconteceu entrega de material explicativo, no sentido de conscientizar a população quanto a necessidade de ações preventivas, para que seja evitada a prática de queimadas ao renovar pastos, queimar lixo, ou para acabar com as pragas em seus imóveis rurais.
É nessa época de estiagem que se concentra o maior índice de incêndios florestais do ano, isso é devido ao inverno seco, baixa umidade relativa do ar e a intensidade dos ventos.
Recomendações Importantes
É necessário que saibamos a diferença entre queimadas e incêndios.
Queimada
É uma prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo para viabilizar a agricultura ou renovar as pastagens. Técnica não recomendável para esse objetivo. Deve ser autorizada pelo Naturatins e feita em condições controladas.
Incêndio Florestal
È o fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem (intencional ou por negligência), quanto por uma causa natural, como os raios solares.
Desse modo, é recomendado a comunidade rural a construírem aceiros aos redores das propriedades, bem como adotarem outras técnicas de manejos para o preparo do solo, assim poderá evitar um futuro incêndio no seu imóvel rural.
A prefeitura informa que está proibido a prática da queima controlada até o mês de outubro, conforme o decreto Federal n° 10.735, de 28 de junho de 2021.
As consequências que o incêndio traz é grande. Destruição das árvores de utilização comercial, redução da fertilidade do solo, obrigando a um maior consumo de fertilizantes, diminuição da resistência das árvores ao ataque de pragas, obrigando a um maior consumo de praguicida.
Redução da biodiversidade, facilitação dos processos erosivos, redução da proteção dos olhos d’água e nascentes, bem como perdas humanas e traumatismos provocados pelo fogo ou por contusões, desabrigados e desalojados.
“Portanto, sejam cautelosos quanto aos prejuízos que as queimadas nos trazem, não use o fogo durante esse período de inverno seco. Pedimos a compreensão de todos. Queimadas rurais traz sérias consequências para nossa saúde, uma vez fora do controle provoca acidentes graves irreparáveis ao meio ambiente. Seja conscientes”. Disse Jéssica Cangussú/Engenheira Florestal.
Ascom prefeitura