O novo decreto com as novas normas passará a vigorar a partir de quarta-feira, 13/05.
Com o aumento alarmante do número de pessoas infectadas pelo covid-19 no Estado do Tocantins, e principalmente no município de Gurupi e região, o Prefeito de Palmeirópolis Fábio Vaz, juntamente com o Comitê do Gabinete de Crise, que trata dos assuntos referente a pandemia do Coronavírus se reuniram com os representantes comerciais do município para juntos, definirem novas medidas de prevenção ao novo vírus.
O prefeito agradeceu a presença e o empenho de todos os comerciantes e servidores e falou da importância da reunião. “ Infelizmente, o cenário atual vem se afunilando. Em uma semana, Gurupi registrou novos 22 casos, um alta de 550%. Devemos ficar mais atentos redobrando os cuidados para que não venhamos sofrer o que vem sofrendo outros municípios em nosso país. Sei da necessidade do trabalhador e sei da importância da prevenção nesse momento, por isso precisamos conversar para que juntos possamos entrar em um consenso. ” Falou.
Fábio Vaz falou ainda, sobre algumas das ações que vem sendo desenvolvidas pelo município. “Realizaremos a aquisição de mascaras confeccionadas pelas costureiras locais, que serão distribuídas para a população em vulnerabilidade social, além da aquisição de mais Equipamentos de Proteção Individual (Epi).
Será permitido como ponto de embarque e desembarque de passageiros apenas na rodoviária do município, onde haverá uma equipe da vigilância sanitária para aferir a temperatura e realizar a identificação dos mesmos. Será montada uma barreira sanitária na entrada da cidade, para estar realizando o controle de quem adentra o município em veículos particulares. Haverá a contratação de mais servidores para a saúde, para estarmos intensificando as ações de fiscalização de uma forma geral no combate ao Covid-19. ” Ressaltou.
Os comerciantes relataram que estão optando preferencialmente pela tele entrega, mas que um dos grandes desafios é com a própria população, que muitos são resistentes a seguir as regras de entrada nos estabelecimentos.
O Prefeito se reuniu na sexta-feira, 08/05 com os representantes do comércio, no sábado, 09/05 as 14h00min com os donos de supermercados, onde foi enfatizado que os comerciantes adotem à estratégia de vendas por telefone e WhatsApp, priorizando a entrega em domicílio.
E as 16h00min, com os líderes religiosos, onde ficou definido que as igrejas poderão permanecer abertas, recebendo no máximo 10 pessoas simultaneamente.
As reuniões continuarão na próxima segunda-feira 11/05, com os donos de estabelecimentos que comercializem refeições.
Daniela Tavares.