Você sabia que existe o local certo para fazer o descarte de pneus e derivados de borracha usados em seu município?!
Responsável por já ter recolhido desde janeiro de 2017, cerca de 72 toneladas de pneus e objetos derivados de borracha usados no município, a Reciclanip, empresa parceira da Prefeitura de Palmeirópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, efetua a coleta desse material a cada quatro vezes no ano
Em seguida encaminha as empresas que utilizam o material como fonte de energia e matéria-prima para indústrias.
No local (Av. Castelo Branco,s/n, saída para o Povoado de Mata-Azul), moradores, borracharias, centros automotivos e empresas podem estar deixando pneus e emborrachados inservíveis, como tapetes de carros, solas de calçados, etc.
Depois de encaminhados para reciclagem, os pneus são triturados e processados, dando origem a matéria-prima de diversos outros objetos como calçados, cadeiras, tapetes, vasos de plantas, calçadas emborrachadas, pisos de quadras esportivas, grama sintética, combustível para indústria de cimento, fabricação de asfalto-borracha e dutos de águas pluviais.
Esta atividade resulta ainda em impactos importantes ao meio ambiente e a saúde.
A retirada dos pneus das ruas e terrenos da cidade evita o acúmulo de lixo, reduz as chances de enchentes e poluição do solo, inibe a extração de recursos naturais e contribui diretamente para a saúde pública, no combate de doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo do mosquito Aedes Aegypti, que se prolifera na água acumulada dentro dos pneus descartados de forma irregular.
Outra área favorecida é a economia. Ações como essa aumentam a pontuação do ICMS- Ecológico (um tributo usado como instrumento econômico para dar incentivo ambiental aos municípios) convertendo essas ações em recurso para ser investido no município.
Com informações Daniela Tavares