Últimas Notícias

Prefeito de Palmeirópolis participa de encontro para implantação de parques aquícolas nos municípios de São Salvador e Peixe

O projeto da piscicultura é um conjunto com os quatro municípios da região: Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, São Salvador e Paranã.

O prefeito de Palmeirópolis Bartolomeu Moura Júnior (PSD), participou nesta sexta-feira, 21, do encontro organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do estado do Tocantins (Seagro), em São Salvador do Tocantins, para tratar da implantação de unidades aquícolas.

São empreendimentos que fomentam o desenvolvimento social e econômico do estado do Tocantins, em regiões que possuem um grande potencial hídrico.

Respectivamente Bartolomeu Moura Júnior prefeito de Palmeirópolis, secretária da Semarh, Miyuki Hyashida e o ex-vereador de Palmeirópolis Nilson Rodrigues

“O projeto de piscicultura irá beneficiar pequenos produtores rurais da região do município de São Salvador e assim beneficiar nossa cidade, Palmeirópolis, e tem como objetivo alavancar o desenvolvimento econômico da região sul e sudeste do estado”, enfatizou o prefeito Bartolomeu.

O encontro reuniu também os vereadores do município de São Salvador com o intuito de implantar unidades aquícolas na região

O encontro aconteceu na Câmara de vereadores de São Salvador e também estiveram presentes na reunião, que teve início na quinta-feira (20), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) Miyuki Hyashida, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) , também os prefeitos Fábio da Farmácia de Paranã, Edimar José da Cruz e seu vice Danilo Francisco de São Salvador, e Jaú do Tocantins Luciene Araújo, vereadores e associações de piscicultores.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda reafirmou a participação do Órgão no projeto, para que o município seja um grande polo de produção de pescado, afirmou.

O projeto vai trazer desenvolvimento para o município e vai inspirar futuros projetos fomentando a promoção da piscicultura na região.

O titular da secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café reafirmou compromisso, ressaltando que a execução do projeto representa “o que é mais sagrado – produzir alimentos para a população”.

Ao defender a viabilidade do projeto, o prefeito de São Salvador Edmar José, afirmou que o empenho deve ser de todos. “É preciso que cada um acredite. A nossa gestão não vai medir esforços para colocar o projeto em prática”, garantiu.

O intuito do encontro foi de apresentar a viabilidade técnica econômica, aos gestores municipais e comunidade, para a implantação da unidade de produção nos dois municípios, conforme modelos dos Parque já existente.

Para a implantação dos parques de São Salvador e Peixe, o Naturatins vai contribuir com o licenciamento ambiental e celeridade nos processos de análise.

Larissa Uchôa, engenheira Ambiental do Naturatins participa do encontro em São Salvador e Peixe

“A Licença Ambiental fornece segurança jurídica ao produtor que atuará de forma consciente com o meio ambiente e a equipe técnica do Naturatins estará à disposição para analisar os processos de regularização ambiental”, afirma Larissa Uchôa, engenheira Ambiental da Diretoria de Gestão e Regularização do Naturatins.

Com informações da Ascom Naturatins

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.