O evento acontece entre os dias 16 a 19 de agosto, em Brasília.
O prefeito de Palmeirópolis Bartolomeu Moura Júnior, está participando do 9º Fórum, que iniciou nesta terça-feira (16) e segue até a próxima sexta-feira (19), em Brasília/DF.
Após cerca de dois anos de pandemia e distanciamento social, a cerimônia de abertura do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime foi marcada por animação, gritos, buzinas e reencontros.
O evento está acontecendo no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e reúne mais 1.300 participantes de todo o Brasil, em torno de palestras e bate-papo com o tema “a efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação”.
A cerimônia oficial teve início com a tradicional apresentação das delegações estaduais das seccionais da Undime.
Cada estado foi representado por sua seccional, dirigentes municipais e equipes técnicas que celebraram o encontro com muita festa, confetes, balões e buzinas.
Na fala de abertura, Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP destacou a importância de estar presente em um evento tão alegre e com tantos reencontros após o período de pandemia da covid-19.
A abertura seguiu com falas de cada um dos participantes da tribuna de honra.
O professor e ex-presidente da Undime no Tocantins Bartolomeu Moura Júnior, que é prefeito de Palmeirópolis disse estar honrado em fazer abertura e representar os demais prefeitos e ATM – Associação Tocantinenses de Municípios.
Foi uma fala voltada na busca por maiores investimentos na qualidade da educação. “As expectativas são as melhores possíveis, trabalharemos em defesa de uma educação pública de qualidade para os profissionais e alunos”, explicou o prefeito Bartolomeu.
Talk Show
Antes da abertura oficial do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, nesta terça-feira, 16 de agosto, os participantes assistiram a um talk show com Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo.
Os artistas bateram um papo sobre as conquistas, carreiras e dedicação à arte de dançar de ambos e de como ocorreu o encontro artístico entre os dois.
Eles falaram sobre as experiências de cada um em liderança, gestão e auto superação, onde a parceria, o humor, e o bem-estar são fatores importantes para o sucesso na vida profissional.
Assuntos como a valorização dos profissionais da educação; políticas e programas do Governo Federal; o acolhimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais; critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades no âmbito do Fundeb; o trabalho pedagógico no processo de alfabetização de crianças; formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais; o uso das tecnologias na educação; desafios e demandas para o próximo Plano Nacional de Educação; avaliação diagnóstica e a oferta de atividades de recomposição/recuperação de aprendizagem, constam na programação do evento.
Fonte: Undime