Últimas Notícias

Posto de saúde faz cirurgias para acabar com o problema da ‘língua presa’ em bebês

O procedimento feito em Gurupi é simples e dura cerca de 15 minutos. Mães comemoram resultado e relatam problemas na fala e durante a amamentação.

Um posto de saúde de Gurupi, sul do Tocantins, está fazendo cirurgias para acabar com um problema em bebês: a língua presa. O procedimento é simples e dura cerca de 15 minutos. O resultado é comemorado pelas mães. É que o problema, muitas vezes, impede o bebê de amamentar e falar corretamente.

A cirurgiã dentista Rise Rank explica que o primeiro passo é fazer o diagnóstico. “Detectando que há a necessidade dessa cirurgia, nós anestesiamos a criança e realizamos essa incisão do freio lingual para que a língua possa ter a mobilidade e sua função correta”.

O ideal é que a criança receba a cirurgia o mais cedo possível. Porque, se for feito posteriormente, o procedimento pode ser mais complicado. “Quanto mais tarde, mais nós teremos sequelas e também as cirurgias serão mais invasivas, com pós-operatório mais complexo”, explica a cirurgiã.

Se o teste for realizado no primeiro mês de vida do bebê, é possível detectar a língua presa e buscar tratamento precocemente. A empresária Rafaela Vargas agiu rápido quando o médico disse que o filho dela, de 2 meses, estava com o problema. A cirurgia foi um alívio para ela. “A gente fica mais tranquila com a criança estando com a língua normal para poder mamar, isso nos deixa bem mais felizes. É gratificante”.

O bebê Heitor, de 9 meses, tinha dificuldades para falar. A mãe percebeu os sinais logo após o nascimento da criança e procurou o médico. Agora, vai completar três meses desde que a vida dela e a do filho mudou. “A partir do momento em que ele fez a cirurgia, tudo melhorou, a amamentação. Se ele vai tomar alguma coisa, ele não engasga mais”.

A cirurgia é realizada no posto de saúde João Manoel, em Gurupi, e a criança recebe anestesia local. Um procedimento simples que tem deixado muitas mães aliviadas. “Muito feliz porque ele não vai ter dificuldade em falar. Isso foi a melhor coisa que aconteceu”, comemora a dona de casa Narlúcia Ferreira Gomes.

 G1/TO

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.