Últimas Notícias

Por que temos reações após a vacinação contra covid-19? Especialista tira dúvidas

É uma reação do sistema imunológico ao estímulo que a vacina proporciona.

Apesar do ritmo lento da vacinação no Brasil contra a covid-19, é possível que você já tenha escutado relatos de pessoas que receberam o imunizante e tiveram reações, como dor de cabeça, febre, mal-estar, dor no corpo e no local da aplicação. Essas respostas do organismo estão longe de ser incomuns ou mesmo motivo para deixar de se vacinar contra a doença com as duas doses recomendadas.

Segundo a médica Ligia Brito, do Hospital Edmundo Vasconcelo, todas as vacinas, e não somente a contra o novo coronavírus, podem proporcionar alguns sintomas leves após a dose, o que está relacionado ao estímulo que a vacina proporciona ao sistema imunológico. “Não conseguimos definir quem terá essas reações leves, mas elas são esperadas e, portanto, consequências normais e comuns que não devem causar preocupação inicial”, reforça a médica.

Estes sintomas podem surgir após a imunização e tendem a desaparecer em até 72 horas. Apesar do incômodo, a especialista enfatiza que a automedicação não deve ser uma alternativa para amenizá-lo. “A ingestão de qualquer remédio sem prescrição médica é contraindicada e isso não está relacionado a vacina, mas a qualquer cenário. Caso os indícios persistam, procure um especialista. Mas, em geral, eles cessam em um período curto e de forma natural”, diz.

Outro erro comum que surge a partir destas manifestações do organismo é acreditar que as reações significam que a pessoa foi infectada. Lígia Brito é enfática em negar que a vacina possa transmitir o vírus e adoecer as pessoas. “A vacina não apresenta esse risco em transmitir a doença. Nenhum imunizante contra a covid-19 é feito com o vírus vivo e, portanto, não tem o poder de infectar e causar doença. As reações são consequências do estímulo para a produção de anticorpos pelo organismo”, destaca.

Ainda que a imunização seja umas das mais importantes formas de controle da pandemia, é preciso seguir com os outros cuidados mesmo após a aplicação das duas doses da vacina. A médica lembra que esse recurso não é a cura e sozinho não é capaz de solucionar a disseminação do vírus. “Precisamos seguir com o uso correto de máscara, distanciamento social e higienização das mãos mesmo imunizados. Não podemos relaxar”, alerta.

AF Notícias.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.