Um dos fugitivos foi baleado, mas conseguiu escapar por um matagal. Outros cinco fugiram em um carro preto, seguindo na região de Pindorama.
A Polícia Militar trocou tiros com seis fugitivos da Cadeia de Miranorte, na tarde desta terça-feira (31), próximo a Santa Tereza. Um deles foi baleado, mas conseguiu fugir por um matagal. Durante o confronto, outros cinco escaparam em um carro preto, seguindo na região de Pindorama. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Ações Aéreas (Ciopar) ajuda nas buscas.
Ao todo, 18 detentos escaparam da unidade pulando o muro, no domingo (29). Cinco deles já foram recapturados.
Para fugir, eles fizeram uma rebelião e atacaram os agentes penitenciários que estavam no local. O superintendente do sistema prisional Orleanes de Souza informou ao G1 que a fuga ocorreu após o banho de sol, por volta das 15h30 deste domingo.
“Eles estavam sendo levados paras celas em um procedimento de rotina e entraram em luta corporal com os agentes que estavam na unidade. Infelizmente, conseguiram escapar”, informou Orleanes de Souza Alves.
Um dos agentes sofreu escoriações no pescoço e uma mordida nas costas e foi levado para o hospital da cidade, mas recebeu alta durante a tarde.
Moradores da cidade contaram que viram alguns presos fugindo a pé. Já outros escaparam em uma viatura do sistema prisional. Eles também levaram uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38 e um uniforme de agente penitenciário. Uma das armas era do presídio e a outra, de uso pessoal de um servidor.
A unidade tem câmeras de circuito interno, mas segundo a superintendência das penitenciárias, os detentos danificaram o computador que armazenava as imagens.
A cadeia de Miranorte tem capacidade para 12 presos, mas abrigava 38, segundo a Secretaria de Cidadania e Justiça. A superlotação corresponde a 219%.
Essa é a segunda fuga registrada na cadeia em menos de um ano. Em novembro do ano passado, três presidiários conseguiram fugir da cadeia. Os homens arrancaram um vaso sanitário e cavaram um buraco até o pátio do presidio, depois eles pularam o muro.
G1 Tocantins.