Policiais continuam com as buscas para capturar os outros 13 detentos que estão foragidos. Eles fizeram agentes reféns e levaram armas, além do carro do sistema prisional.
A polícia recapturou o 5º preso foragido da cadeia de Miranorte. Ele é Diego Alves dos Santos, conhecido como Dieguinho, de 19 anos, que cumpre pena por tráfico de drogas. Neste domingo (29), 18 detentos fugiram da unidade pulando o muro. No mesmo dia, os policiais conseguiram encontrar quatro deles, segundo a Secretaria de Cidadania e Justiça
Diego foi encontrado pelos policiais no fim da manhã desta segunda-feira (30), na casa da mãe, em Miranorte. Com essa captura, 13 detentos continuam foragidos. (Veja os nomes abaixo) Agentes penitenciários e as Polícias Militar e Civil seguem com as buscas.
Para fugir, eles fizeram uma rebelião e atacaram os agentes penitenciários que estavam no local. O superintendente do sistema prisional Orleanes de Souza informou ao G1 que a fuga ocorreu após o banho de sol, por volta das 15h30 deste domingo.
“Eles estavam sendo levados paras celas em um procedimento de rotina e entraram em luta corporal com os agentes que estavam na unidade. Infelizmente, conseguiram escapar”, informou Orleanes de Souza Alves.
Um dos agentes sofreu escoriações no pescoço e uma mordida nas costas e foi levado para o hospital da cidade, mas recebeu alta durante a tarde.
Moradores da cidade contaram que viram alguns presos fugindo a pé. Já outros escaparam em uma viatura do sistema prisional. Eles também levaram uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38 e um uniforme de agente penitenciário. Uma das armas era do presídio e a outra, de uso pessoal de um servidor.
A unidade tem câmeras de circuito interno, mas segundo a superintendência das penitenciárias, os detentos danificaram o computador que armazenava as imagens.
A cadeia de Miranorte tem capacidade para 12 presos, mas abrigava 38, segundo a Secretaria de Cidadania e Justiça. A superlotação corresponde a 219%.
Essa é a segunda fuga registrada na cadeia em menos de um ano. Em novembro do ano passado, três presidiários conseguiram fugir da cadeia. Os homens arrancaram um vaso sanitário e cavaram um buraco até o pátio do preísidio, depois eles pularam o muro.
Confira o nome dos presos que conseguiram escapar
Foragidos:
- Denys Andrade Fagundes – Preso por roubo – 24 anos
- Ozaldir Pereira da Silva – Furto com arrombamento – 32 anos
- Marcos Pedro dos Santos – Tráfico de drogas – 22 anos
- Ericks Luã Aires Carvalho – Cumprimento de mandado de prisão – 23 anos
- Wemerson Dias Sobrinho – Tráfico de drogas, roubo, receptação culposa e corrupção de menores – 24 anos
- Gleison Teixeira Pereira – Estupro de vulnerável – 22 anos
- Henrique Weverton Alves Ribeiro – Tráfico de drogas – 18 anos
- Raidson Lima da Cruz – Receptação culposa – 27 anos
- Wilker Alves Ribeiro – Homícidio, crime consumado e roubo – 22 anos
- Vitor Rodrigues da Silva – Roubo e receptação culposa – 22 anos
- Renê Noleto Leal – Homicídio – 25 anos
- Moises Jorge dos Santos – Estupro de menor, furto e sequestro – 30 anos
- Ialas do Nascimento Oliveira – Cumprindo mandado de prisão – 19 anos
Recapturados:
- Paulo Roberto Noleto Aguiar – Homicídio – 20 anos
- Marcos Vinicius de Araujo Rodrigues – Roubo – 19 anos
- Huclas Abreu Castelo – Homicídio – 22 anos
- Honorato Euzébio de Souza – Tráfico de drogas – 56 anos
- Diego Alves Santos – Tráfico de drogas – 19 anos