(4º BPM – GURUPI) – Devidamente comprometido com a melhoria da qualidade de vida e segurança da comunidade da região sul do Estado, o 4º Batalhão de Polícia Militar intensificou e reforçou o policiamento em toda a sua área circunscricional, principalmente nesta cidade de Gurupi – TO. As intervenções operacionais contam com o reforço de policiais militares do Serviço Administrativo da Unidade, da Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE, através do Grupo de Operação com Cães – GOC e do Grupo de Intervenções e Rondas Ostensivas – GIRO e da 3ª Companhia Ambiental.
Policiamento nas ruas |
O objetivo das incursões é atuar preventiva e repressivamente através do patrulhamento nos bairros comerciais e residenciais de Gurupi, executando ações proativas com abordagens a veículos e pessoas suspeitas. A operação iniciou-se na semana passada e já se percebe os resultados positivos advindos desse trabalho, pois se constata uma redução significativa nos índices de ocorrências, principalmente as que envolvem o emprego de violência contra a pessoa.
Veículo utilizado durante roubo |
Em análise aos dados dos relatórios diários da Unidade, percebe-se que essa redução tem ocorrido graças às incursões operacionais desenvolvidas em todos os bairros, através das quais a PM tem desestimulado ações de indivíduos infratores e consequentemente promovido continua prestação de serviços de segurança ao cidadão. Nesse sentido, ressalta-se que no período em referência, a Unidade fez a abordagem a 107 veículos suspeitos, 152 pessoas, apreendeu 01 arma de fogo (pistola), 20 munições, 100g de produto entorpecente análogo à maconha, removeu 02 veículos, aplicou 01 notificação de infração de trânsito e prendeu 05 pessoas.
Bolsa e celular recuperado pela PM |
Ainda, durante a operação, a PM apreendeu o equivalente a R$ 80,00 mil reais em joias, recuperou aparelhos celulares e dinheiro roubados, além de outros objetos.
Joias recuperadas pela PM |
O 4º BPM e as Companhias especializadas manterão os esforços que se fizerem necessários para bem e fielmente cumprirem a sua missão na promoção de segurança pública de qualidade crescente aos cidadãos da região sul do Estado. E nesse aspecto, conta com o engajamento e fortalecimento dos elos do sistema de segurança pública e justiça criminal, exercidos pelas demais instituições e órgãos públicos, que assim como a PM, atuam de forma compartilhada para garantia desse imprescindível direito – segurança pública -, destacou o Comandante da Unidade, Maj QOPM Flávio Santos Brito.