Últimas Notícias

Plano de preservação de espécies ameaçadas do cerrado abrange 22 municípios do Tocantins

O plano vai compreender 22 municípios em todo o Estado.

O Governo do Tocantins disponibiliza, nesta quinta-feira (5) o plano de ação para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Cerrado Tocantins (PAT Cerrado Tocantins).

Esse plano surgiu no âmbito do projeto ‘Pró-Espécies: Todos contra a extinção’, de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), financiada pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), que tem como agência implementadora o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e agência executora o WWF-Brasil.

No Tocantins, o PAT Cerrado foi elaborado sob a coordenação do Núcleo Operacional do Projeto no Estado através do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) com a assessoria de instituições e membros da comunidade.

O Tocantins reúne nesse Sumário Executivo as atividades aprovadas por meio de portaria neste ano, começam ser executadas agora e se estendem aos próximos cinco anos, com a finalidade de reduzir a extinção das espécies focais do nosso cerrado. A publicação apresenta informações básicas de espécies que não eram abrangidas por qualquer iniciativa de conservação e hoje conta com a atenção de especialistas do Estado”, afirma Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

O plano vai compreender 22 municípios em todo o Estado, o que corresponde a mais de 37 mil km2 de cerrado, que possui em sua extensão territorial variedades de formações vegetais, desde florestas, matas secas, de galeria e ciliares, a formações menos densas como os campos rupestres, entre outros, além das espécies-alvo da fauna que apontam para cinco peixes e uma serpente”, pontua Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins.

O plano estabelece atividades para conservação de espécies que demanda uma atenção especial, então abrange 12 táxons, sendo oito espécies-alvo da fauna e quatro da flora, que são considerados ameaçados de extinção, nas listas nacionais do MMA e no Livro Vermelho da Flora Brasil. O Sumário Executivo apresenta uma lista com a indicação da família, espécie, nome comum e estado de conservação desses táxons e em seguida traz a respectiva descrição de cada espécie”, destaca Oscar Vitorino Júnior, doutor em Limnologia e biólogo do Naturatins na Coordenação do Núcleo Operacional do Projeto no Estado.

A publicação traz, ainda, uma lista de 49 espécies da fauna e 16 espécies da flora que não são focos do projeto, mas serão direta e indiretamente beneficiadas pela execução das ações do PAT Cerrado Tocantins.

PAT Cerrado Tocantins reúne atividades para evitar a extinção de espécies prioritárias

Sumário Executivo

O Naturatins disponibiliza o PAT Cerrado Tocantins na página principal do endereço naturatins.to.gov.br. As atividades elencadas, a fim de reduzir as extinções das espécies e os detalhes de suas execuções, estão descritas nesse Sumário Executivo e aprovadas através da Portaria Naturatins nº 80 de 03 de Julho de 2020.

Além da equipe do Naturatins, a elaboração do PAT Cerrado Tocantins contou com o assessoramento técnico de representantes da Universidade do Tocantins, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Universidade Federal do Tocantins.

O Sumário Executivo também contou com a colaboração do Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, _World Wildlife Fund_ do Brasil, Ministério do Meio Ambiente, Universidade Federal de Mato Grosso e da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins.

Projeto Nacional

No Brasil, o Projeto Pró-Espécies envolve diversas instituições como o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e órgãos ambientais estaduais de 13 estados da federação.

Essas instituições atuam na elaboração e implementação de Planos de Ação Territoriais para grupos de espécies e territórios definidos como prioritários após a avaliação nacional das espécies ameaçadas de extinção, definidas por meio das Portarias MMA nº 443, 444 e 445 do ano de 2014.

Peixe ameaçado de extinção

AF Notícias.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.