A passagem da Tocha Olímpica por Palmas criou uma nova polêmica entre o poder Executivo Muncipal e Estadual. O prefeito Carlos Amastha e toda sua equipe se encontrava no Taquari esperando a saída da tocha olímpica disse que foi surpreendido com o cancelamento por parte do Estado de decidir sobre a mudança do roteiro da Tocha, que foi alterada para sair de Taquaralto.
Nas redes sociais, o prefeito fez duras criticas ao governo, criando mais uma polêmica entre entre os dois administradores. Segundo o prefeito, o Governo decidiu cancelar a passagem da tocha pelo Taquari por causa da segurança.
Em um dos post, o prefeito questionou: “Se o Governo não pode garantir a segurança de uma tocha , imagina então de toda uma cidade. Ninguém “merece tamanha humilhação”.
E em um outro post, Amastha diz: “Governo que não pagas às contas e não dá conta da segurança e da saúde, para Palmas não serve. Seja digno. Renuncia MM¨”.
Sobre a tocha, o prefeito disparou: “Essa tocha envergonha Palmas. Usamos o esporte para fazer justiça social. Não pode ser usado, tamanho símbolo, para humilhar uma cidade”. Criticou.
Em uma nota, o Governo do Tocantins rebateu as criticas do prefeito dizendo que o Estado fez o compromisso e que estará presente no esquema de segurança preparado para a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica em Palmas, inclusive com o emprego das forças especiais, se isso se fizer necessário e que não participou de qualquer decisão sobre o roteiro da passagem da tocha pela capital.
Diz ainda que “o Governo do Estado é quem lamenta a atitude da prefeitura da capital ao determinar a retirada dos homens da Guarda Metropolitana e de Trânsito do trabalho de segurança do revezamento em função do não atendimento de meros caprichos da gestão municipal”.
Veja as criticas que o prefeito postou nas redes sociais na íntegra:
– “Infelizmente o governo do Tocantins decidiu cancelar a passagem da tocha pelo Jardim Taquari. Disse não poder garantir a segurança da tocha??
– Estamos no Jardim Taquari com vizinhos e secretários tristes e decepcionados pela decisão.Palmas não tem NENHUM local que não seja digno.
– Quase 2 anos morando no setor Jardim Taquari.NUNCA tive nenhuma sensação de insegurança maior que em qualquer outro canto de Palmas.NUNCA.
– Se o Governo não pode garantir a segurança de uma tocha ,imagina então de toda uma cidade. Ninguém merece tamanha humilhação.
– Mantemos a celebração no Jardim Taquari, sem tocha. Respeitando o povo de Palmas. Estamos aqui mostrando que Palmas não esta entregue as moscas.
– Vão mandar homens para garantir a segurança no Rio de Janeiro. Não dão conta de garantir a segurança de Palmas. Vergonha do Governo do TO.
– O Governo publicou nota cancelando o envio de homens para o Rio de Janeiro. Ainda bem. Tomara que deem recursos para a PM poder agir em Palmas.
– Agora o Governo envia uma nota chamando o Prefeito de mentiroso . Não tem vergonha mesmo. Então a reunião não existiu?. Maquina de propaganda.
– Governo que não pagas às contas e não dá conta da segurança e da saúde, para Palmas não serve. Seja digno. Renuncia MM.
– Essa tocha envergonha Palmas.Usamos o esporte para fazer justiça social. Não pode ser usado, tamanho símbolo, para humilhar uma cidade.
Veja a nota de esclarecimento do Governo do TO (sobre a segurança para o Revezamento da Tocha Olímpica em Palmas)
O Governo do Tocantins esclarece que a prefeitura de Palmas, mais uma vez, falta com a verdade ao tentar imputar ao Estado a responsabilidade por situações que ela mesma provocou.
O governo do Tocantins fez o compromisso e estará presente no esquema de segurança preparado para a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica em Palmas, inclusive com o emprego das forças especiais, se isso se fizer necessário.
O Governo do Tocantins não participou de qualquer decisão sobre o roteiro da passagem da tocha pela capital e apenas cumpriu o seu papel de apoiar o Comitê Olímpico Brasileiro neste projeto.
É o Governo do Estado quem lamenta a atitude da prefeitura da capital ao determinar a retirada dos homens da Guarda Metropolitana e de Trânsito do trabalho de segurança do revezamento em função do não atendimento de meros caprichos da gestão municipal.
O Governo do Tocantins, imbuído do espírito olímpico, reforça o seu compromisso com os tocantinenses e com o Brasil ao garantir a segurança do evento tão esperado pela nossa gente. Todos os esforços serão feitos para garantir o sucesso do evento e não frustrar a expectativa do povo de Palmas e do Tocantins.
Somos todos brasileiros, somos todos olímpicos!
Secretaria da Comunicação Social (fonte: o coletivo)