O Parque Nacional do Araguaia, no oeste do Tocantins, teve mais da metade da área destruída pelo fogo no ano passado. Segundo o Inpe, mais de 80 focos foram registrados no local no fim de semana.
Parque Nacional do Araguaia, no oeste do Tocantins, voltou a ser afetado por queimadas neste fim de semana. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora incêndios florestais através de satélites, registrou 84 focos no local entre o sábado (14) e o domingo (15).
O parque é o mesmo que foi devastado por um incêndio no ano passado.
Segundo o Inpe, as chamas estão concentradas na parte norte da reserva indígena na ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. No local, há aldeias das etnias Javaé e Karajá.
O Corpo de Bombeiros em Gurupi informou que não foi chamado para fazer o combate, na região é comum que os próprios moradores se organizem em brigadas para apagar o fogo.
O Inpe também registrou focos em reservas indígenas Krahô e Xerente, mas em número bem menor.
Desde o começo do ano, o Tocantins já teve mais de 2,2 mil focos de queimadas, sendo que mais de 400 foram registrados nos últimos 15 dias.
No ano passado, o fogo no parque durou mais de um mês e destruiu metade da área total da vegetação. A devastação tinha o equivalente a duas vezes o tamanho da cidade de São Paulo.
A situação só foi controlada após uma força-tarefa com Corpo de Bombeiros, o Ibama, o Exército e brigadistas ser montada.