Enquanto o Tocantins ocupa posição intermediária no ranking do Brasil e com alguns indicadores abaixo da média nacional, a rede municipal de Palmeirópolis é a 4º melhor entre os 139 municípios do estado, só ficando atrás de Palmas, Paraiso do Tocantins e Pedro Afonso.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (3) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No link abaixo, você pode conferir o resultado por município.
Os resultados no indicador, que leva em conta o desempenho de alunos em provas de português e matemática e a taxa de aprovação, são referentes a 2017. São três séries avaliadas: quinto ano e nono ano do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio.
O quinto ano da Rede Municipal de Educação obteve nota 6,0 atingindo a média para o ano de 2021, e coloca a educação de Palmeirópolis em 4º lugar, dentre os 139 municípios.
‘’Graças ao empenho e dedicação de toda equipe da educação, que abraçaram a causa e propuseram fazer da educação uma das melhores do estado, ressalto que o processo de formação do aluno é continuo, para isso, os investimentos no pedagógico é de forma horizontal, começando na creche, educação infantil e anos iniciais”, ressaltou o secretário de educação Bartolomeu Moura Junior.
Bartolomeu explicou ainda que, mesmo entre as quatro melhores nota, o município de Palmeirópolis não atingiu a meta planejada, o que pode ser justificado “é que a nota de partida em 2005, primeiro ano de avaliação, o resultado do Ideb foi superior a todos os demais municípios do estado, estamos confiantes que o município irá superar as metas projetas nas próximas avalições externa”, destacou.
Fonte: INEP
Os quatro municípios que superam 6,0 no Ideb, foram:
1º Palmas: 6,6
2º Paraiso do Tocantins: 6,3
3º Pedro Afonso: 6,1
4º Palmeirópolis: 6,0
5º Aliança do Tocantins: 6,0
Segundo Bartolomeu, o prefeito Fábio Vaz, deu total autonomia administrativa para a Secretaria de Educação, “fator preponderante para atingirmos os objetivos que é uma educação de qualidade”, disse.
Radiante, o prefeito falou a nossa equipe dá satisfação em perceber a evolução na educação em Palmeirópolis de 2013 para cá. “Desde o início do mandato, falamos em melhorar a nossa educação, agora os índices estão falando e mostrando por nós, as estatísticas estão provando o quanto a nossa luta deu certo. Enfrentamos vários desafios para criar a escola em Temo Integral, mas enfrentamos e executamos o projeto com garra, e hoje beneficia a comunidade. Enfim, todos nossos profissionais são qualificados, comprometidos com educação e estão de parabéns por mais esta conquista”, explicou o prefeito emocionado.
O que é o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. A cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática e da taxa de aprovação. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021. As escolas da rede privada participam por adesão, e não é calculado o Ideb delas, apenas a média de toda a rede.
Da redação