Proporcionalmente, é a que tem menos hipertensos entre as capitais brasileiras. E também a que tem mais magros.
Praticar atividade física é um dos hábitos dos moradores da capital campeã em qualidade de vida. Um lugar onde as pessoas se alimentam bem e estão atentas ao coração e à balança. Esta cidade é Palmas, no Tocantins. A capital mais jovem do país tem apenas 28 anos e cresce sendo exemplo de vida saudável.
São quase 300 mil habitantes. Proporcionalmente, é a que tem menos hipertensos entre as capitais brasileiras. E também a que tem mais magros. Além disso, é a terceira com menor índice de casos de diabetes e a terceira que mais movimenta o corpo no tempo livre.
Qual o segredo? Não é o sol escaldante na cidade onde a temperatura chega aos 40 graus. A diferença está na rotina e no prato de quem vive ali.
“O consumo de alimentos muito processados, industrializados ainda é pequeno em relação a grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo. Então, as pessoas têm o hábito de realizar suas refeições em casa, junto com a família”, diz a nutricionista Sônia Lopes, da Universidade Federal do Tocantins.
Outra vantagem de Palmas. Por causa dos rios da região tem muita oferta de peixe. O trânsito também ajuda. Os congestionamentos ainda não chegaram por lá. Palmas é uma cidade planejada, com avenidas largas e muito verde. O traçado lembra Brasília.
Globo Reporter