Últimas Notícias

Pacientes dividem espaço com sacos de lixo em hospital do Tocantins

Imagens feitas por acompanhante mostram sacos de lixo acumulados perto de pacientes, no corredor do Hospital Regional de Araguaína, o maior da região norte do estado.

Acompanhante de uma paciente mostra pessoas em macas nos corredores do Hospital Regional de Araguaína, norte do Tocantins. Nas imagens, também é possível ver sacos de lixo perto dos pacientes internados. O lixo não é recolhido há dias e também se acumula no fundo e nas laterais da unidade. Esta é a terceira vez que o problema se repete este ano. 

Um homem, que pediu para não ser identificado, diz que a mulher dele aguarda há 10 dias no corredor à espera de uma cirurgia ortopédica. “Já pelejei para ela ser transferida, mas é a maior frescura para ela ser transferida para o HGP [Hospital Geral de Palmas]. Mas lá está pior do que aqui, eu não sei como faz com a saúde”. Segundo ele, a direção do hospital diz que a cirurgia não é feita por falta de materiais.

Pacientes internados em corredor dividem espaço com lixo acumulado em hospital (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Pacientes internados em corredor dividem espaço com lixo acumulado em hospital (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O acompanhante confirmou que o lixo não está sendo recolhido e que é possível sentir o mau cheiro dentro da unidade. “A minha esposa está no corredor e está sentindo o cheiro. Não tem para onde correr com a catinga, não”.

Imagens aéreas feitas por um drone dão a dimensão do problema. Centenas de sacos de lixo comum e hospitalar se acumulam no hospital, que é o maior da região norte do estado.

A Secretaria Estadual da Saúde disse que a paciente que aguarda cirurgia ortopédica está sob os cuidados da equipe multiprofissional e que o estado de saúde dela é estável, mas não informou quando o procedimento será feito.

Disse também que está negociando com a empresa para que uma nova coleta de resíduos seja realizada no hospital.

 G1/To

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.