O câncer de mama é o segundo tumor mais frequente no mundo e a segunda causa de morte entre as mulheres brasileiras, perdendo somente para doenças cardíacas.
No Brasil, a mamografia e o exame clínico das mamas (ECM) são os métodos preconizados para o rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher.
Neste “Outubro Rosa”, a Prefeitura de Palmeirópolis através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu mais uma ação especial de prevenção ao câncer de colo uterino e exame clinico de mama.
Trazer de volta o sorriso e a autoestima das mulheres, esse foi um dos principais objetivos da saúde em Palmeirópolis. Para isso, a equipe esbanjou da beleza e charme no encontro, desfilando com suas belas roupas, e penteados exuberantes.
Jucilene Duarte Marinho (Jô), enfermeira coordenadora da UBS Helena Maria Borges, agradeceu todos os profissinonais da beleza que doaram seu tempo para deixar as mulheres ainda mais lindas.
O evento aconteceu na terça-feira 23, a partir das 16horas na Unidade Básica de Saúde (UBS), PSF1- Elena Maria Borges e contou com diversas atividades ministrada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e seus parceiros.
O encontro foi em alusão ao “Outubro Rosa”, esclarecendo sobre a importância do autoexame e como identificar os sinais que podem descobrir o câncer de mama.
Durante o evento foi realizado sorteio de brindes, cuidados da beleza da mulher como, esfoliação de pele, maquiagem, design de sobrancelha, massagem relaxante, manicure e pedicure, também atendimento Psicólogico, médicos, dentre outros.
Em Palmeirópolis “Outubro Rosa”, compreende atividades gerais junto à mulheres, o movimento vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e também desmistificação da doença.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, e se descoberto em seu estágio inicial, tem até 90% de chance de cura, portanto o trabalho desenvolvido pela equipe da saúde é levar o máximo de informações as mulheres de Palmeirópolis.
Vários casos já foram diagnosticado em Palmeirópolis, inclusive com mortes.
O autoexame da mama é uma forma simples da mulher sentir a presença de nódulos nos seios.
A coordenadora da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Mara Layane Alves Benvindo, acrescentou que os organizadores sentaram e decidiram fazer um evento em grande estilo.
A programação foi encerrada com uma aula de dance music, na direção do educador físico Ítalo Magalhães.
Os trabalham continuam:
Dia 30, será a vez da Vila Bom Tempo, (PSF3), a partir das 07:horas da manhã até as 13:00 horas. Rayra Rezende Macedo, enfermeira e coordenadora da UBS do setor Bom Tempo.
Atenção mulheres: Não esqueça de levar documentos pessoais e cartão do SUS.
Cerca de 200 mulheres compareceram a UBS nesta terça-feira.
Da redação