Últimas Notícias

Os 10 maiores rios do Brasil

Confira a lista dos mais extensos rios que passam pelo território Brasileiro.

O Brasil é um país abundante em recursos aquíferos, sendo considerado o número um em reserva mundial de água doce. Acredita-se que aproximadamente 13% da água doce do planeta esteja situada em seu território. Detentor da maior rede fluvial do mundo, o país conta com abrangentes rios, confira abaixo a lista dos 10 maiores rios que passam pelo território brasileiro.

10. Rio Juruá

O rio Juruá é um rio que nasce no Peru e que banha os estados do Acre e Amazonas, no Brasil. Nasce no Peru e deságua no rio Solimões, em um percurso de aproximadamente 2.410 km quilômetros. É muito importante para a região norte, por ser utilizado como hidrovia.

9. Rio Paraguai

O rio Paraguai, com seus 2.549 km de extensão, nasce no território brasileiro, na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso, e percorre os países da Bolívia, Argentina e Paraguai.

8. Rio Japurá

O rio Japurá é um curso de água que nasce na Colômbia e que banha no Brasil o estado do Amazonas. É afluente da margem esquerda do rio Solimões, e tem extensão estimada de 2.615 km.

7. Rio Araguaia

O rio, que nasce em Goiás, na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, em Mineiros, forma junto com o Rio Javaés, a maior ilha fluvial do mundo. Ele banha cinco estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso e Pará, e possui extensão de aproximadamente 2.627 km.

6. Rio Tocantins

O rio Tocantins, apesar de levar esse nome, nasce em Goiás e percorre os estado do Maranhão, Pará e Tocantins, desaguando junto com o Amazonas, próximo a Belém. Após a união do rio das Almas, rio Maranhão e rio Paranã, nos municípios Paranã e São Salvador do Tocantins, ele passa a se chamar Rio Tocantins. Sua extensão e de aproximadamente 2.699 km.

5. Rio São Francisco

O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos de água do Brasil e da América do Sul.  Considera-se que a sua nascente geográfica localiza-se em Medeiros, no estado de Minas Gerais, porém, a nascente histórica encontra-se na Serra da Canastra, em São Roque de Minas. Perpassando a Bahia, o Velho Chico possui divisa ao norte com o estado do Pernambuco, assim como divisa natural com Sergipe e Alagoas, desaguando depois no Oceano Atlântico. Ao total, percorre cinco estados e 521 municípios com seus 3.180 km.

4. Rio Purus

Ele nasce em Arco Fitzcarrald, no Peru, e chega ao Brasil no município de Santa Rosa do Purus, no Acre. Após isso, segue a cidade de Manoel Urbano e entra no estado do Amazonas, em Boca do Acre, onde recebe as águas do rio Acre. Ainda no Amazonas deságua no rio Solimões. O Rio Purus possui uma extensão de aproximadamente 3.218 km e uma grande variedade de vidas. Mediante aos danos ambientais que sofre e a grande exploração de recursos, ele tem sido um dos esforços de conservação na Amazônia.

3. Rio Madeira (Mamoré)

A sua nomenclatura se deve ao fato de, no período das chuvas, seu nível subir e causar inundações de grandes proporções na planície florestal. Desse modo, os troncos e restos de madeira da flora da floresta são despejados nas águas pelo próprio rio. Nascendo na Cordilheira dos Andes (Bolívia), com o nome de rio Beni, ele desce até o norte, aonde é batizado como rio Mamoré-Guaporé, tornando-se depois o rio Madeira. Seus 3.315 km perpassam dezenas de corredeiras até chegar em Porto Velho, onde começa a Hidrovia do Madeira.

2. Rio Paraná

O rio Paraná recebe a medalha de prata por ser o segundo maior rio sul-americano com 3.942 km. Ele nasce na confluência da dupla de notórios rios brasileiros, rios Grande e Paranaíba, pertencentes aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Internacional, o rio Paraná demarca a fronteira entre o Brasil e o Paraguai, e depois desse ponto, delineia o início de outra fronteira, entre Argentina e Paraguai.

1. Rio Amazonas

O rio Amazonas, localizado na América do Sul, é o maior rio do mundo tanto em extensão territorial quanto em volume de água. Com 6.992 km, percorre o norte da América do Sul, a floresta amazônica e deságua no Oceano Atlântico. Possui mais de mil afluentes, tais como o Madeira, o Negro e o Japurá, e detém a sua nascente do Rio Apurímac, na Cordilheira dos Andes (sul do Peru).

Diário do estado.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.