O coordenador do Centro de Memória, desembargador Elvecio Moura dos Santos, ressaltou a satisfação do Tribunal em lançar a  “Exposição Virtual Juiz Paulo Fleury da Silva e Souza”, patrono do Centro de Memória do TRT da 18ª Região, alusiva à comemoração do seu 112º aniversário de nascimento.

Moura relembrou que Paulo Fleury foi primeiro juiz trabalhista do estado de Goiás, nomeado pelo presidente Getúlio Vargas em 1941, para instalar a 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Goiânia.

“Entretanto, poucos sabem que Paulo Fleury da Silva e Souza foi muito mais do que ser o primeiro juiz do trabalho em Goiás, o que por si só é um feito de inigualável importância”.

Disse ao explicar que a exposição virtual visou mostrar as origens, a formação acadêmica, a atuação profissional de e a carreira de Paulo Fleury, não somente no âmbito do Judiciário Trabalhista, mas, também, no Poder Executivo e no Legislativo estadual e federal.

Drª Elvecio destacou ainda, o vanguardismo do magistrado que, graças à sua atuação conciliatória, logo no primeiro processo submetido a julgamento conseguiu compor um acordo entre as partes.

“O que demonstra quão visionário era aquele magistrado, pois atualmente a conciliação é a grande meta buscada pelo CNJ”, pontuou.

O desembargador salientou a efetividade dada ao Direito do Trabalho pelo juiz Paulo Fleury, garantindo os direitos dos trabalhadores e contribuindo para a construção de relações laborais justas e equilibradas entre patrões e empregados.

Ainda de acordo com Elvecio, “podemos constatar que, se não fosse a referida emenda parlamentar, não teríamos assegurada a integração do estado do Tocantins a Amazônia Legal”.

“Reitero que Paulo Fleury da Silva e Souza foi o primeiro Juiz do Trabalho do estado de Goiás, tendo sido promovido a Desembargador e, finalmente, chegado a ministro do TST.  Uma figura histórica de fundamental importância na definição dos limites geográficos do Tocantins com Goiás, pois foi graças a ele que a Amazônia Legal foi estendido até à linha do Paralelo 13”. Finalizou o desembargador Elvecio Moura.

Da esquerda para direita: servidora Ariony Chaves, procurador Tiago Ranieri, des. Elvecio Moura, advogada Arlete Mesquita, des. Geraldo Nascimento, filha e neta do juiz Paulo Fleury e Álvaro Resende, diretor do TRT-18

Lembrando que: a exposição virtual sobre a vida e a carreira profissional do juiz Paulo Fleury da Silva e Souza foi lançada na segunda-feira (30/10) pelo Centro de Memória do TRT-18.

A solenidade, no Lounge da Praça do Complexo Trabalhista de Goiânia, contou com a presença de familiares do magistrado e diversas autoridades.

O presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Nascimento, disse que a exposição permite aos visitantes a oportunidade de explorar as realizações marcantes do patrono do Centro de Memória da Justiça do Trabalho goiana e o legado deixado pelo notável jurista.

O presidente parabenizou a iniciativa capitaneada pelo desembargador Elvecio Moura dos Santos, coordenador do Comitê de Gestão Documental e Memória, e organizada pela servidora Ariony Chaves de Castro, Chefe da Seção de Gestão da Memória, para manter a memória e a trajetória histórica da Justiça Trabalhista em Goiás.

“Como se sabe, o juiz Paulo Fleury da Silva e Souza é uma figura singular na história do Judiciário Trabalhista do país, detentor de um talento inigualável, havendo sido o primeiro magistrado trabalhista de Goiás”, disse Nascimento.

A advogada Andrea Pavan, neta do homenageado, falou em nome da família e agradeceu a iniciativa do tribunal.

“Presente em todos os momentos da família, meu avô transitou pelos 3 poderes e foi na Justiça do Trabalho a área em que ele mais se sentiu tranquilo, capaz de resolver as coisas com bastante equilíbrio”, disse. Andrea Pavan falou ainda que a família espera que a exposição resgate a história da Justiça do Trabalho e traga inspiração para a atuação de novos juízes.  sendo elas:

A exposição é dividida em cinco seções,

  1. Linha do Tempo: Uma Extraordinária Trajetória de Vida. Nesta seção, é apresentada uma linha do tempo que segue os marcos da vida pessoal e profissional de Paulo Fleury, desde seus primeiros anos até suas realizações mais notáveis como magistrado e defensor incansável da Justiça Trabalhista.
  1. Infância e Formação: As Raízes de um homem visionário. O visitante poderá explorar as influências e experiências de infância que moldaram o caráter e os valores do juiz Paulo Fleury da Silva e Souza, preparando-o para uma vida de dedicação à justiça.
  1. Trajetória da Carreira Jurídica: Um Caminho de Excelência. Essa seção detalha a carreira jurídica do juiz, desde seus primeiros passos como advogado até o seu papel fundamental no sistema judicial brasileiro.
  1. Um Grande Magistrado: Decisões que Marcaram Época. Aqui, o visitante poderá descobrir as decisões judiciais inovadoras proferidas pelo magistrado, que contribuíram para a evolução do Direito Trabalhista no Brasil.
  2. Contribuições para a Justiça: Um Legado Duradouro. Essa seção conta como as contribuições pioneiras do juiz Paulo Fleury continuam a influenciar o campo da Justiça Trabalhista e a influenciar a aplicação do Direito do Trabalho até os dias de hoje.

Confira as fotos do evento

Para acessar a exposição clique nesse link

CG/FV-Fonte/TRT-18ª