Secretaria de Educação informou que o problema afetou informações inseridas desde o dia 5 de junho. Dados como matrículas, planos, atas e registros puderam ser recuperados.
As chuvas que atingem o Tocantins desde o começo de novembro danificaram o Data Center que armazena informações de alunos da rede estadual. A Secretaria de Educação informou que o problema fez com que fossem apagados do sistema as notas, conteúdos e frequência, inseridos desde o dia 5 de junho.
A pane não afetou os dados permanentes, como matrículas, planos, atas e registros. O governo disse que os professores vão precisar inserir novamente os dados para que os boletins dos estudantes possam ser entregues.
A situação gerou um conflito com o sindicato que representa a categoria. O Sintet quer que os professores recebam hora extra para refazer o trabalho e disse que alguns profissionais foram pressionados a digitalizar os diários sem o pagamento. Sindicalistas e os gestores da pasta têm uma reunião nesta quarta-feira (5) para discutir a questão.
O governo disse ainda que estão previstos para 2019 investimentos na ampliação dos espaços de armazenamento digital de informação, backups e outras iniciativas que visam aprimorar o serviço.
G1 Tocantins.