Cursos e palestras vão instruir produtores em como instalar e operar estações meteorológicas, drones e placas de energia solar. Palestras também falam sobre questões sociais nas áreas rurais.
A programação do segundo dia da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) é focada em novidades que podem ajudar a diminuir os custos e os impactos ambientais da agricultura.
Uma série de palestras, minicursos e workshops vão instruir os visitantes em como instalar e operar alguns tipos de máquinas.
No Portal da Agricultura, durante todo o dia, expositores vão mostrar o funcionamento de drones, estações meteorológicas móveis e mapeadores de terreno. Ás 14h deve ser realizada uma oficina para exemplificar as vantagens e usos das aeronaves não tripuladas.
Mas a feira vai discutir também questões sociais que afetam o cotidiano na zona rural. No auditório Beija-Flor, que tem capacidade para 60 pessoas, haverá uma palestra sobre violência contra a mulher no campo. A previsão é que ela comece às 15h.
No mesmo auditório, mas às 17h, haverá outra palestra sobre o uso de energia solar para tornar a produção agrícola mais sustentável.
Para quem procura algo voltado para os pequenos agricultores do Tocantins, há muitas opções no salão ‘Vitrine da Agricultura Familiar’. Os expositores vão vender produtos feitos a partir de pequi, buriti, babaçu e outros ingredientes típicos.
Os pavilhões de universidades também são uma alternativa para quem quer encontrar soluções práticas para problemas do cotidiano e também se divertir. Os alunos da Unitins vão expor uma horta vertical com irrigação computadorizada.
Quem passar pelos estandes da Ulbra pode ver a exposição de animais peçonhentou ou de animais exóticos. Já na área do IFTO haverá até uma demonstração do funcionamento de foguetes de garrafa PET.
A programação completa da feira está disponível no site da Agrotins. O evento segue até o próximo sábado (11).