De 17 a 26 de novembro, os interessados poderão solicitar as mudas por e-mail e terão o prazo de cinco dias para retirada diretamente no viveiro do Parque Estadual do Lajeado.
Nesta quarta-feira, 17, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) inicia a distribuição de mais de 58 mil mudas de espécies nativas do Cerrado através da ação “Tocantins Mais Verde”. A ação acontece de 17 a 26 de novembro e estará atendendo a solicitação das prefeituras municipais com até 250 exemplares e as pessoas físicas até o limite de 50 unidades.
A solicitação deverá ser registrada através do e-mail gsdenaturatins@
De acordo com Vanessa Braz Carneiro, gerente de suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, a partir de amanhã, dia (18), a ação será estendida também para o atendimento de produtores rurais do entorno do Parque do Lajeado. “A gerência do Parque realizou um levantamento de áreas degradadas do entorno da Unidade de Conservação e que precisam ser reflorestadas. Nesse sentido, serão ofertadas mudas para 16 produtores rurais, que possuem propriedades em áreas impactadas e que necessitam de restauração para recomposição da vegetação nativa. Simultaneamente, estaremos atendendo as prefeituras municipais e pessoas físicas de todos os municípios do Tocantins”, afirma a gerente.
“Neste ano foram produzidas mais de 58 mil mudas de espécies nativas do Cerrado. Hoje estamos distribuindo mudas na sede do Naturatins para servidores e para a população que for fazer a retirada no local. Essa ação vai subsidiar a restauração da vegetação de áreas impactadas no período de estiagem em todo o Estado, assim como áreas degradadas por ação antrópica. Essa é uma forma do Estado e do Naturatins auxiliar a restauração do nosso Cerrado, com mudas nativas”, conclui Vanessa Braz Carneiro.
Educação ambiental
Na noite desta terça-feira, 16, a técnica ambiental da Gerência e componente do Ecotime do Naturatins, Ana Cláudia Rodrigues de Sena e Silva, entregou cerca de 50 mudas de árvores nativas do Cerrado, durante visita a Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva da quadra 405 Norte, em Palmas. “Desse total, 25 mudas de espécies nativas foram recebidos por alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos da Escola Beatriz Rodrigues. A outra metade foi encaminhada pela coordenação, para a Escola Municipal Monteiro Lobato de ensino regular. É uma satisfação levar iniciativas como essa para o ambiente escolar”, reitera Ana Cláudia.
Naturatins.
