Últimas Notícias

MP investiga empresa de esposa de secretário

Médica é sócia da Oati, que tem faturista citado em propinas

A esposa do secretário de Saúde de Goiânia, Fernando Machado, é sócia de uma das empresas investigadas pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) na Operação S.O.S. Samu, deflagrada no dia 21 de junho. O nome da médica Vanessa Gomes Maciel está entre os cotistas da Organização Aparecidense de Terapia Intensiva Ltda. (Oati), localizada em Aparecida de Goiânia. A Oati é uma das 18 empresas que foram alvos de mandados de busca e apreensão.

A operação do MP apura suposto esquema de pagamento de propina a servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia, em decorrência do encaminhamento irregular de pacientes de planos de saúde para UTIs de hospitais privados.

Inicialmente, foi Fernando Machado quem investiu na aquisição da Oati, chegando a ser sócio da empresa entre 2012 e 2014. No dia 17 de novembro de 2014, ele passou as cotas para o nome da esposa. O secretário explica que fez isso porque, apesar de não ser o gestor ou administrador da empresa, estava sem tempo para acompanhar os negócios. “Tive de canalizar 100% do meu tempo na secretaria. A partir disso, passei a não acompanhar mais de forma alguma”, afirma. A tarefa está, desde então, sob a responsabilidade de Vanessa, que é, inclusive, quem consta como administradora dos demais negócios da família.

A sede da Oati fica dentro do Hospital Encore, na Vila Brasília, em Aparecida. Os demais sócios da empresa são: Guilherme de Oliveira Barbosa, Marcus Tadeu Gianotti de Araujo Piantino, Sebastião Siqueira de Carvalho Júnior e a Sagh (Soluções Administrativas em Gestão Hospitalar Eireli – ME) na pessoa de Yuri Vasconcelos Pinheiro. O faturista que prestava serviços à Oati, Edison da Conceição Filgueiras Júnior, chegou a ser preso na operação do MP, suspeito de pagamento de vantagem indevida a socorristas do Samu. “Fora o faturista, ninguém ali está sendo investigado”, frisa Fernando Machado.

O secretário e a esposa possuem outras duas empresas que se enquadram no perfil de investimentos e participações: a FMVM Participações Ltda. e a Brigadeiro Participações e Investimentos Ltda. Juntas, elas equivalem, segundo o Quadro de Sócios e Administradores (QSA) do site da Receita Federal, a um capital social de mais de R$ 2,6 milhões.(fonte:o popular)

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.