Especialistas alertam para os perigos do consumo de um animal que já estava doente antes de encalhar na praia.
Na última sexta-feira (30), uma baleia encalhou em uma praia de Salvador, na Bahia, onde acabou morrendo, como tantas vezes acontece mundo fora. Apesar de a carcaça desta baleia, de 39 toneladas, já ter sido retirada da areia, os moradores daquela zona decidiram aproveitar a carne do animal para consumo. Fizeram inclusive um churrasco, cujas imagens foram divulgadas nas redes sociais.
Segundo o site ‘G1’, desde que a baleia morreu, foram muitas as pessoas que passaram pelo local para retirar pedaços de carne para levar para casa.
Responsáveis da vigilância sanitária alertam para o risco de contaminação por alguma toxina. “É um risco muito grande. Antes de morrer, a baleia já vinha com problemas de saúde. O animal traz micro-organismos de onde veio”, disse o fiscal Erivaldo Queiroz. Segundo o responsável, as pessoas que consumirem esta carne podem vir a ter problemas de saúde, desde uma simples diarréia e indisposição a uma intoxicação mais grave.
Ainda segundo a publicação, a carcaça do animal foi retirada da praia esta segunda-feira (2). No total, foram retiradas cerca de 29 toneladas do animal, que media perto de 15 metros de comprimento.
Notícias ao Minuto.