Dos 4 mil mercadinhos no estado, 61% tem de 10 a 49 funcionários.
Sebrae diz que os pequenos negócios oferecem atendimento diferenciado
Os mercadinhos que ficam dentro dos bairros oferecem comodidade mas também geram muitos empregos em todo o estado. Segundo o Sebrae, em 2015, esses pequenos negócios abriram maios de seis mil postos de trabalho no ano passado.
Conforme os dados, no Tocantins há quatro mil mercadinhos registrados. Deste total, 61% tem de 10 a 49 funcionários e 36% empregam até nove. O analista técnico do Sebrae Francisco Ramos explica que esses negócios oferecem um diferencial, a personalização do atendimento.
“Conhece a pessoa pelo nome, sabe quem mora, quem são seus familiares, mas não pode deixar de ter uma preocupação com a gestão do seu negócio: uma gestão financeira, uma gestão tributária, uma gestão mercadológica, de pessoas, onde ele consiga personalizar e profissionalizar cada vez mais a empresa”, explica.
Maria Luísa Rocha encontrou emprego em um mercadinho em Palmas após ficar vários meses desempregada. “Eu já estava um bom tempo sem trabalhar, tive essa oportunidade e achei muito interessante, foi nela que eu me encaixei. Foi ótimo”.(fonte:g1/to)